NO AR: Akira Kushida - sinônimo das músicas de Super Heróis ~ HibikiCast - O PodCast que vai bater forte no seu coração!

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

NO AR: Akira Kushida - sinônimo das músicas de Super Heróis


Fechem os olhos e pensem em uma voz potente, vibrante e repleta de energia, uma voz sem igual, responsável por embalar os temas mais marcantes do universo Tokusatsu e Anime, pensou em Akira Kushida? Então, pensou certo! E pensando na figura do mestre Kussy (apelido carinhoso dado pelos fãs, a pronuncia é Kushi), um senhor de cabelos dourados, de estatura baixa e super simpático que sempre quando canta pula que nem uma criança de 10 anos, seu espírito é jovial, com isso ninguém diz que ele já está com 67 anos e para nós, seus fãs, continua no auge de sua carreira. É com a imensa satisfação que o Hibikicast abre o espaço para falar deste ícone das anisongs e tokusongs - sejam bem-vindos a sessão "NO AR".

Programa musical do canal japonês NHK STAGE 101 - Sucesso de 1969 a 1974
Nascido em Yokohama, na província de Kanagawa (Japão), em 17 de outubro de 1948, Akira Kushida (Qu-cy) iniciou sua carreira voltada para o SOUL e R&B (Rhythm & Blues), por ser fã confesso de cantores americanos e, foi em virtude disso que na adolescência Kussy sempre cantava canções de R&B nas cidades de Yokosuka e Okinawa, ainda hoje canta esse estilo musical alternando com seus sucessos das trilhas sonoras de Animes e séries de Tokusatsu. 


Um dos seus primeiros lançamentos
Akira Kushida no início de carreira
Seu primeiro disco foi lançado por volta da década de 1960 pela Toshiba-Express, naquela época uma pequena gravadora. Período esse marcado por suas participações em diversos programas musicais, destaque para o programa musical STAGE 101, do canal japonês NHK, entre 1969 e 1972. Ele começa a ganhar destaque, a prova disso foi o convite da gravadora Warner Music no início da década de 1980 para que Kushi (Qu-cy) interpretasse a versão em japonês do tema do filme "MAD MAX" (estrelado por Mel Gibson), de 1979. No entanto, sucesso mesmo ele só começou a fazer um ano depois, quando foi convidado por Michiaki "Chuumei" Watanabe, um grande compositor japonês, para interpretar o tema de abertura e mais seis músicas (incluindo encerramento e inserções) da série Super Sentai "Taiyou Sentai Sun Vulcan" (“Esquadrão Solar Sun-Vulcan”, uma produção da TOEI COMPANY de 1981, a série é inédita no Brasil). E por incrível que parece, Kushida revelou que sentiu dificuldade na interpretação do tema por ser um ritmo diferente do qual ele estava acostumado, mas nada que o atrapalhasse e, além disso, seu talento foi capaz de superar essa dificuldade inicial. E, definitivamente, não preciso nem dizer que ele fez bastante sucesso. A prova disso é que no ano seguinte, em 1982, lá estava o Kushida mais uma vez interpretando outro tema de abertura de uma série tokusatsu, nesse caso da franquia metal hero, claro que refiro-me ao tema musical de Uchuu Keiji Gavan (abertura e encerramento), a série aqui no Brasil foi batizada SPACE COP - indiscutivelmente marcante - isso porque, a série marcou uma época e é responsável por dar vida a um novo conceito de herói.



Um fato curioso é que "no primeiro dia de gravação das músicas para a série, o ator Kenji Ohba (Gavan) e a atriz Wakiko Kano (Mimi) - ver foto ao lado, foram ao estúdio para motivá-lo. Até hoje Kushida e Kenji Ohba são grandes amigos, em 2001 fizeram um show em Paris onde são bastante conhecidos devido ao sucesso que a série X-Or (o Gavan) fez por lá"¹. A amizade perdura até hoje, o apoio dado no início foi diferencial, acredito eu, para que o tema de Gavan se transformar-se em um verdadeiro HINO para os Heróis de Metal independente de sua época. 

Sun Vulcan - Music Collection
Uchuu Keiji Original SoundTrack
Tanto Sun Vulcan quanto Gavan foram séries que impulsionaram a carreira do nosso querido 'Kushi', já que após o encerramento dessas séries ele acabou sendo convidado para interpretar as músicas de muitas outras séries, além de ser convidado para ser garoto-propaganda de diversas empresas populares lá no Japão, desde rede de farmácias a empresas de carros, entre muitas outras. Em 1982 ainda ele adentra no universo dos animes também, foi convidado para interpretar o tema de abertura e encerramento do anime "Shippuu Xabungle". No ano de 1983 novos convites e novos temas musicais foram gravados, inclusive o tema musical do do zoológico Fuji Safari Park, em termos de anime gravou o tema de abertura e encerramento de "Kinnikuman Go Fight!", o detalhe engraçado é que na época nem Kushida e nem a equipe de produção acreditavam no potencial da música, mas no entanto tornou-se um de seus grandes hits. Neste mesmo ano um novo metal hero aparecia, seu nome Uchuu Keiji Sharivan (aqui no Brasil a série recebeu o título de Sharivan, o Guardião do Espaço) o sucessor de Gavan, com isso, Akira Kushida mais uma vez é o responsável por interpretar a música de abertura e encerramento da série.

Amigos de longa de data - Kenji Ohba e Akira Kushida
Desde então Akira Kushida vem emplacando um sucesso atrás do outro e em meio a alguns intervalos regravando alguns clássicos com novos arranjos. Acredito que ele tem uma relação muito próxima com os tokufãs brasileiros, pelo fato dele interpretar boa parte dos temas musicais das séries que foram exibidas aqui no Brasil (independente de serem temas de aberturas, encerramentos ou apenas inserções) nas décadas de 80 e 90, destaque para Jaspion, Jiraiya e Jiban, vale destacar que após interpretar esses temas os diretores da Columbia Records (no Japão) disseram que Kushida tornou-se o sinônimo das músicas de Super Herói. Será que há alguém que duvida dessa premissa?

Hiroshi Watari, o "mascote" do AF 2003, Kageyama e Kushida
Em 2001, Akira Kushida debutou em suas apresentações internacionais, ele começou a pisar em palcos estrangeiros, os primeiros privilegiados foram os franceses durante um evento de animação japonesa denominado Cartoonists. Em 2003 os contemplados fomos nós, tivemos a primeira edição do ANIME FRIENDS (São Paulo), este evento nos marcou porque foi o primeiro evento nacional de Animes que contou com a presença de cantores internacionais. Ao lado de Hironobu Kageyama, Akira Kushida realizou um show inesquecível para os fãs de brasileiros de Anime Songs, eles levaram a galera ao delírio quando em um de seus duetos tiveram a participação especial do palco do ator e dublê de ação Hiroshi Watari (Sharivan, Boomerman, Spielvan) ao som de "Ore ga Seigi da! Juspion" (tema da série “Jaspion”). Kussy ficou tão feliz com a recepção calorosa do público que colocou um agradecimento em português em seu site oficial.

Anime Friends 2005 
Akira Kushida no show com a Família Lima - Anime Friends Especial 10 anos - Foto: Caio Kenji (G1)
Ele retornou ao Brasil em 2005 para uma participação no Super Friends Spirit (Anime Friends), dessa vez acompanhado por Takayuki Miyauchi, Yoshiki Fukuyama e Hironobu Kageyama. No ano de 2007 retornou ao nosso país para participar do Animinas. Ele ainda retornou em 2008 e 2013 para o Anime Friends, destaque para esse último evento que marcou os 10 anos do AF, ao lado da Família Lima e do ator Takumi Tsutsui (Jiraiya), Kushida realizou o SHOW DO ANO, foi uma das edições mais memoráveis.

Kamen Rider OOO
Definitivamente, não me canso de dizer o quanto admiro a energia e a grande vitalidade desse cantor pop japonês, um artista que ano após ano consegue reinventar-se e aprimorar ainda mais sua bela voz vibrante, além de contribuir bastante para as trilhas sonoras de diversas tramas do universo tokusatsu, sua participação engloba as três principais franquias da TOEI COMPANY: Super Sentai, Metal Hero e Kamen Rider. Eu costumo dizer também que em 2010 foi o seu recomeço por apresentar-se com novos projetos.

Shu Watanabe ao lado de Akira Kushida no MV de "POWER TO TEARER"

Foi em 2010 que pudemos perceber o quanto a chama do grande Kushida ainda brilha com tamanha intensidade, pois de 05 de setembro de 2010 a 28 de agosto de 2011 pudemos ouvir semanalmente a sua voz ao dublar o Scanner, o dispositivo de transformação do Kamen Rider OOO, além disso, emprestou sua voz também para o tema musical do Putotyra Combo, umas das versões mais espetaculares de Kamen Rider OOO, tema este que ele faz um super dueto com o ator principal da série, Shu Watanabe, o qual esteve em todas as interpretações musicais da trilha sonora dos Combos do OOO.


Mas, voltando ao Akira Kushida, foi em 2010 também que tivemos a grande surpresa de vê-lo interpretando mais uma vez e com um vigor inigualável o tema musical de Uchuu Keiji Gyaban (Gavan), primeiramente para o crossover "Kaizoku Sentai Gokaiger vs Uchuu Keiji Gyaban: The Movie", além de também interpretar a música do filme "Jump" ao lado do Tsuyoshi Matsubara. Simplesmente, deslumbrante!

Os novos Uchuu Keiji

Akira Kushida fez uma participação no V-Cinema Uchuu Keiji Next Generation Shaider, como um garçom atrapalhado
Em 2012, com o lançamento do filme Uchuu Keiji Gavan: The Movie em comemoração aos 30 anos da estreia dos Metal Heroes na TV Japonesa, Kushida regrava seu grande sucesso dos anos 80 com uma nova roupagem, com o título "Space Sheriff Gavan Type-G", ele canta o tema musical do novo Gavan. No ano de 2014, o lançamento dos V-Cinema Uchuu Keiji NEXT GENERATION - Sharivan & Shaider - proporcionou ao grande Kushida, um sensacional artista, o reconhecimento a um ícone sem igual, no filme do Shaider além de cantar um novo tema para a nova geração de Policiais do Espaço, ele fez uma participação contracenando com um garçom um pouco atrapalhado, sua participação foi curta, mas de grande significado. Impossível não reverenciar o talento, o vigor, a energia, a voz, enfim a alegria de Akira Kushida.

E aí, curtiram a Sessão NO AR? Gostariam de ver aqui uma matéria especial sobre o (a) seu (ua) cantor (a) ou grupo musical J-POP preferido (a)? Escreva para gente: hibikicast@gmail.com e coloque no assunto Sessão NO AR e faça o seu pedido, com isso, pelo menos uma vez por mês teremos uma matéria especial nesse estilo.



0 comentários:

Postar um comentário