Matéria Especial - Metalder, o homem-máquina! ~ HibikiCast - O PodCast que vai bater forte no seu coração!

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Matéria Especial - Metalder, o homem-máquina!


Metalder, O Homem-Máquina, uma das mais bem elaboradas e concluídas séries do estilo Tokusatsu. Desde seu magnífico primeiro episódio, mostrando o renascimento do Homem-Máquina e morte de seu criador até o emocionante e fatal último episódio, Metalder é um seriado que nos proporciona aquela necessidade de querer assistir o próximo e o próximo episódio sem parar. Visto sua temática envolver algo um tanto de difícil assimilação a nós humanos, muitas vezes se torna complicado da mesma forma entender a carga emocional e as situações pela qual o personagem Hideki Kondo passa no seriado, porém, para aqueles com capacidade e visão suficiente para entender os detalhes da saga e todos os tipos de desafios a que o personagem é exposto, uma máquina recém despertada sem qualquer experiencia de vida, tanto sozinho quanto entre os humanos, criaturas que ele precisa aprender a entender como "funcionam" pra que ele possa ter ideia do que é a vida de verdade, àqueles que conseguirem perceber essas situações, verão em Metalder um personagem sem igual, numa busca desesperada pelo conhecimento e pela aceitação dos humanos a um guerreiro máquina que luta com todas as suas forças para proteger esses mesmo humanos que não o aceitariam em suas sociedades! Muitos fatores além desses citados acima, fazem a série ser impressionante, me permitam citar alguns que considero indispensável citar e que enaltecem o conteúdo dessa grande série:

1) O ator Akiro Senoo, fez perfeitamente o papel de andróide humano, devido às suas demonstrações de expressão suaves e discretas. Do início ao final da série, não se foi possível notar nos episódios alguma atuação de Senoo, que expusesse à quem estivesse assistindo que ele não fosse um robô, uma máquina; muitas vezes já tive o desprazer de ler pela internet comentários como "a atuação de Senoo é sofrível, o cara não tem expressão alguma". Ora, se ele está interpretando uma máquina, um andróide que supostamente não tem emoções, baseado nesses próprios comentários, não seria então Akira Senoo um ator de primeira linha por justamente ter interpretado alguém que não deveria ter expressão? De meu ponto de vista, visando o andróide que ele deveria ser na série, ele foi perfeito em seu papel do início ao fim, e isto sem dúvida alguma foi um dos grandes sucessos da série. 

2) As condições de luta de Metalder, totalmente desarmado mas não menos poderoso, influenciaram muito no gosto pela série, visto que 90% dos heróis tem um arsenal de luta incrível (não que isto não seja bom, muito pelo contrário), mas a capacidade de um guerreiro desarmado enfrentar um exército e vencer como Metalder fez, realmente foi um marco que não caiu no conto do impossível, pois embora tenha vencido uma guerra contra um exército, geralmente os enfrentava um-a-um e não todos de uma vez só. Porém, diversas vezes ele combateu vários guerreiros ao mesmo tempo (vide o primeiro episódio) e mesmo assim, com o espírito guerreiro de um verdadeiro combatente, Metalder jamais sucumbiu diante de seus inimigos e conseguia, sem entrar no estilo "contos do impossível", vencer seus diversos inimigos com força e tenacidade.

3) O grande Top-Gunder, sem sombras de dúvida não poderia deixar de ser mencionado, visto que ele praticamente tornou-se um dos personagens principais da série. Arrojado, poderoso, sem piedade, honrado e leal; em muitos episódios, sem a ajuda do lobo-solitário Metalder teria sido derrotado. Nos momentos das maiores batalhas em que Metalder mais precisou de sua ajuda ele sempre estava lá para dar sua valorosa força e naqueles momentos em que se pensava "e agora como Metalder vai conseguir vencer", aquele disparo vindo do nada, destruía um dos oponentes e então se avistava o lobo-solitário surgindo em meio ao campo de batalha e equilibrando o cenário guerreiro. E quem não se encheu de ódio ao ver Arthur covardemente atacá-lo pelas costas e destruir tão honrado guerreiro com golpe tão baixo? Realmente não se tem como falar de Metalder sem lembrar o nome do lobo-solitário, Top-Gunder, saindo de personagem secundário para um dos mais importantes personagens da saga.

4) Por falar em personagens inesquecíveis, com certeza o seriado não teria o mesmo brilhantismo, sem a participação do grande Kazuoki Takahashi. Ele já interpretou um pouco de cada coisa, foi um dos monstros de Mess em Flashman, foi um ninja do mal, Aman-Negro em Jiraiya, mas seu personagem inesquecível sem dúvida alguma foi o grande Hayate Sho, o Change-Griphon do saudoso Esquadrão Relâmpago Changeman! Interpretando o motoqueiro Satoru Kinta, Kazuoki deu um show de emoção e sentimentalismo na série. Iniciando sua participação como rival de Hideki, passou à ser o maior admirador de seus atos heroicos e seu poder de combate. Durante todo o seriado fazia qualquer coisa para estar ao lado de Hideki e sempre ajudá-lo em suas lutas (embora não lutasse nada e sempre se desse mal), Satoru era o ponto alegre de tudo; sempre fazendo uma palhaçada, ou se dando mal com os inimigos, desmaiando, caindo e chorando, Satoru foi um dos pontos mais altos do seriado! Quisera a injustiça do destino (ou justiça), que justo ele que tanto admirava o Homem-Máquina, fosse ter que empunhar uma espada para tirar sua vida...

5) Aliás este foi outro ponto forte do seriado! Quando assistido pela primeira vez, ninguém imaginava sequer que o fim de Metalder seria tão triste quanto foi, dando sua vida para salvar o planeta e isto já foi um grande ponto para o último episódio de Metalder ser considerado por mim como um dos melhores; agora que, justo o personagem que mais valorizava o Homem-Máquina tivesse que matá-lo? Confesso que fiquei chocado quando assisti o desfecho de Metalder pela primeira vez e até hoje quando assisto de novo, não consigo não me emocionar com a finalização que foi dada para esta maravilhosa série! Eles souberam enfatizar bem a admiração de Satoru por Metalder, para depois fazer com ele desse esta prova de amizade à Hideki, ajudando à salvar o mundo... Realmente algo digno de aplausos!

6) E não poderíamos também deixar de mencionar o bom trabalho que foi desenvolvido sobre o cão doberman, que atuou como cão-robô Springer. Com certeza algumas cenas precisaram ser reeditadas para acertar o que queriam que o cão executasse, mas as que foram ao ar, são todas praticamente perfeitas e em muitas, até parece que o cão representava em algumas delas... No episódio final, uma cena de explosão ocorre e Springer corre junto com Hideki, na mesma direção, parecendo saber para onde tinha de ir, realizando curvas que pareciam que ele seguia uma rota ao correr e não que era chamado por alguém para ir somente naquela direção! Sem dúvida alguma, um trabalho muito bem feito o que foi outra grande inovação que fez muito bem ao seriado também! Em tempo, hoje já se sabe que o nome do cão, era Geruman e que na verdade não era ele, e sim ela. RIP Geruman!

7) E é claro, não posso deixar de mencionar também, dois dos melhores episódios, que são "Reencontro Inesperado" e "Jovens Imbatíveis", onde grandes estrelas do universo Tokusatsu brilharam, como Kenji Oba (Gyaban, Denzi-Blue, Battle-Kennya), Hiroshi Watari (Sharivan, Booberman e Spielvan), Makoto Sumiwaka (Lady-Diana, Reiko Shiratori), Sumiko Tanaka (Yellow Four de Bioman) e o incomparável Junichi Haruta (Google-Black, MacGaren. Nestes dois episódios, eles demonstraram todo seu poder de combate, sua técnica e sua competência como atores e dublês, realizando algumas das mais belas cenas de combate de todo o seriado!!


 E eu poderia ficar aqui citando razões e razões para Metalder ter sido um dos mais inteligentes seriados produzidos em meados dos anos 80, mas acho que posso simplificar tudo. Hideki Kondo foi ressuscitado para cumprir uma terrível missão: combater o mal em todas as suas faces, com toda a sua força e se preciso fosse dando sua vida... Esta era sua diretriz! Para descobrir como funcionava o mundo onde estava vivendo, ele contou com Springer e depois com os vários amigos que foi fazendo durante toda sua cruzada! Viu amigos surgirem e morrerem, uns felizes, outros injustiçados e tudo era arquivado em seu banco de dados, que sempre estava disponível à seu acesso, isto é, ficava sempre em sua mente... Ele se emocionou com diversas demonstrações de humanidade e bondade e teve que chegar até os combates finais, onde após ter combatido com todas suas forças, viu todo seu esforço ter sido praticamente em vão, pois sua explosão levaria metade do planeta junto, isto é, sua batalha não teria tido nenhum significado a não ser que ele conseguisse que o amigo mais próximo, aquele que mais o admirava, tivesse a força e coragem para tirar sua vida e assim salvar o planeta... Em momentos como este, ele percebeu que embora não tivesse conseguido atingir tudo o que quis, os amigos que tinha conquistado durante sua caminhada eram amigos leais e únicos e que valiam qualquer esforço de sua parte, basta conferir a que ponto chegou sua amizade com Satoru Kinta, que como prova de amizade, aceitou matar Metalder, para salvar o mundo!
A demonstração de amizade de Satoru Kinta, de Top-Gunder e a honra e lealdade de vários guerreiros do Império Neroz, demonstraram um mundo totalmente novo, onde nem todos que são ruins, são totalmente ruins, todos podem ter um pouquinho de bondade e de honra e isto realmente fez de Metalder um dos melhores seriados que já assisti.

O nome do último episódio "Eternamente Metalder" representa de forma perfeita, como o Homem-Máquina do Dr. Koga ficou em nossas mentes... eternamente vivo!


Matéria escrita e revisada por Lanthys LionHeart!

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Nem tão boa quanto as tuas, mas dá pro gasto, foi mais subjetivo que objetivo como podes perceber, mas enfim, falar de Metalder sempre é bom, valeu Diego, brigadão pelo comentário cara! 0/

      Excluir
  2. Metalder é incrível, meu metal hero favorito por diversos motivos, toca na alma !!!

    ResponderExcluir