Clube da Criança - Uma história de Sucesso ~ HibikiCast - O PodCast que vai bater forte no seu coração!

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Clube da Criança - Uma história de Sucesso




Na matéria desta semana, o Hibikicast traz algumas informações de um dos programas que com certeza marcou toda uma geração. Estamos falando do Famoso programa da Rede Manchete CLUBE DA CRIANÇA.
A primeira edição do programa Clube da Criança foi ao ar em 14 de Junho de 1983, às 17 h. O jornal Folha de São Paulo dava Destaque em seu caderno de entretenimento com a seguinte Descrição:“É um programa infantil com desenhos animados. Nada de revolucionário, portanto. A única novidade é que os desenhos são todos inéditos e a apresentadora é a XUXA, robusta jovem que acumula as funções de modelo, atriz e namorada de Pelé. O investimento aqui é em um discreto erotismo para a garotada. Algo talvez mais educativo do que os desenhos animados propriamente ditos.” ( abaixo você confere uma imagem com a descrição ) 
 

O que vale destacar é a forma como o Jornal trata o programa. Como podemos perceber, segundo a Folha, o programa que teoricamente deveria ser considerado infantil, na verdade ele também queria atrair o público adulto dando destaque a sua apresentadora XUXA que na época acumulava as funções de Modelo, Atriz e Namorada do Pelé (Na boa, isso é destaque que se dê a alguém?). Contudo, o jornal não estava errado em sua descrição. A Manchete abusava dos trajes sensuais que XUXA usava. E pelo que a minha humilde memória lembra, o programa não era nada de educativo e sim como qualquer outro programa infantil. Ele alternava entre blocos de brincadeiras, atrações musicais, sorteios de brindes para a garotada e desenhos. Por falar em Desenhos, Vale destacar alguns títulos como Piratas do Espaço (Groiser X), Corrida Maluca, Conde Drácula e Supertiras.



O Cenário do programa era decorado com Lápis Gigantes, bonecos, Palhaços, casinhas... Tudo para que a criançada pudesse se sentir em casa e brincar até dizer chega. Através de alguns vídeos disponíveis no Youtube, dá pra notar que Xuxa tinha uma certa dificuldade para dar conta de tantas crianças brincando e correndo sem parar. Isso foi sendo aprimorado e aos poucos ela ia ganhando ajudantes de palco. Andréa Veiga foi a primeira assistente de Xuxa e ganhou o apelido de Paquita, pois a apresentadora brincava dizendo que ela era a namorada de seu mascote no programa que era um papagaio chamado de Paquito. Por isso ficou Paquita, a namorada do Paquito. Andréa tinha a difícil tarefa de ajudar Xuxa a controlar a criançada. (Fonte: Livro aconteceu virou manchete de Elmo Francfort)


A primeira fase do Clube da Criança foi ao ar de 1983 até 1986 quando Xuxa foi contratada pela Rede Globo. Em 1986 o Programa sai do ar e dá lugar a um programa apresentado por Lucinha Lins e seu marido Claudio Tovar chamado Lupu Limpim Clapa Topo.


Trecho do Clube da Criança com a apresentação de Xuxa

Em 1988, Adolpho Block resolve relançar o Clube da Criança. Ele precisava de uma nova apresentadora e o diretor Maurício Sherman escolhe Angélica juntamente com Ferrugem, para esta missão. Angélica já havia feito figuração e apresentado o programa infantil Nave da Fantasia. Ferrugem, que ficou  conhecido como garoto propaganda da marca Ortopé, ficou no ar por poucos meses e Angélica assumiu sozinha a apresentação do programa. Para muitos fãs, esta foi a melhor fase do infantil. O programa teve vários cenários diferentes e a cada ano a manchete inovava e investia pesado tanto em desenhos quanto em séries Japonesas. É a partir desta época que tivemos um novo “Boom” dos seriados Tokusatsu na TV brasileira.  Angélica tinha a ajuda de suas “clubetes”, nome este que logo foi substituído por “angeliquetes”, e também por meninos chamados de Angélicos para agradar a mulherada.
 

O sucesso de Angélica na Manchete era tão grande que em 1988 a loirinha também ganhou outro programa, O Milk Shake. Ele entrou no ar em 6 de agosto de 1988 e a sua última edição foi no dia 26 de dezembro de 1992.  A temática do programa era basicamente musical e passava nas tardes de Sábado.  Angélica ficou a frente do Clube da criança de 1987 até 1993. Pois devido a crise financeira na emissora carioca, ela acabou assinando contrato com o SBT.



                          Último Clube da Criança com apresentação de angélica

Com a Saída de Angélica da Rede Manchete, o Clube da Criança passou a ser apresentado pela atriz Milla Christie.  Neste período, A temática era um circo com direito a cenário Temático. Milla Sempre se apresentava com roupas que lembravam as de um mágico. Os seriados japoneses continuavam a ser o carro chefe do programa. Esta fase teve pouco tempo de duração. Pois em 1994, ela assinou contrato com a rede Globo para voltar a fazer novelas.


                                             Clube da Criança com Milla Christie

Ainda no ano de 1994, uma nova apresentadora foi contratada para dar continuidade ao programa. A escolhida da vez era Patrícia Nogueira que naquele ano tinha ganhado o concurso de Miss Brasil World University e que ficou famosa com a criançada pelos bordões “Pat Beijo”, “Pat Pat Rapidinho” e também pela música do Canguru. Quem não se lembra da apresentadora pulando e cantando a seguinte Frase: “ Ganhei um Canguru...u...u...u...u... Ganhei um Canguru...u...u...u...u...” . Foi nesta época que foi ao ar a primeira exibição do anime Cavaleiros do Zodíaco. O programa durou apenas um ano, pois devido a uma nova crise na emissora, a mesma ficou sem recursos para mantê-lo no ar. Após a sua saída do Clube da Criança, Patrícia apresentou um programa de clipes chamado de Raio Laser. Hoje em dia, ela atende pelo nome artístico de Patrícia Kiss e atua como escritora de livros.

                                            Patrícia dançando a música do Canguru

A Última fase do Clube da Criança foi em 1997. A escolhida para apresentar este “novo programa” foi a atriz Debby Lagranha que tinha apenas 5 anos de idade. Com uma proposta totalmente diferente da original, Debby interagia apenas com as câmeras. O programa tinha apenas 30 minutos de duração e alternava entre apresentações e desenhos. Esta última fase  também durou apenas um ano devido novamente a crise financeira da emissora carioca e em agosto de 1998 o programa foi retirado do ar de forma definitiva. Pouco depois da extinção do Clube, Debby assinou com a rede Globo para trabalhar com a Xuxa e com Renato Aragão.


                                   Debby Lagranha apresentando o Clube da Criança

2 comentários:

  1. Um detalhe muito importante que faltou na matéria é que a apresentadora Simoni (que fez o Programa Balão Mágico na Globo) também apresentou o Clube da Criança pouco antes da Angélica assumir.

    ResponderExcluir
  2. Olá Andriak tudo bom?

    Cara, a Simony não apresentou o Clube da Criança. Segundo as minhas pesquisas, ela apresentou o programa "Nave da Fantasia". E quando ela saiu, foi substituída pela Angélica que depois viria a assumir a volta do Clube da Criança.

    ResponderExcluir