Matéria da Semana - A origem dos Guerreiros Ultras! ~ HibikiCast - O PodCast que vai bater forte no seu coração!

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Matéria da Semana - A origem dos Guerreiros Ultras!

Já se perguntou alguma vez de onde surgiu a raça denominada e conhecida por nós como Ultraman? Porque são gigantes? Porque tem poderes fantásticos? Como eles surgiram? Sempre foram assim ou algo aconteceu e mudou o rumo de suas vidas? Porque se arriscam para proteger outras criaturas? Porque seus ideais de justiça e proteção a vida são tão elevados? Enfim, qual a origem de Ultraman? O HibikiCast vem agora revelar a todos vocês este segredo conhecido por tão poucos! Embarque neta aventura conosco e se prepare para ficar surpreso!

Observação: Conforme nota do leitor Vileblade, postado em seus comentários logo ao final da matéria, é importante frisar que "Existem uma série de Retcons posteriores a Ultraman Tiga, principalmente na série Ultraman Mebius e Ultraman Zero que acaba por alterar grande parte do texto abaixo devido as mudanças e alterações feitas nas origens de Ultraman após Ultraman Nexus como por exemplo, a guerra com Alien Emperor que toma proporções diferentes, ou com o Pai dos Ultra sendo um titulo e não um nome (o nome do personagem é Ultraman Ken) além de existirem outros heróis dessa guerra, como o futuro vilão Ultraman Belial." Ou seja, esta matéria se baseia na definição de origem dos Ultramans, de Hayata até Ultraman Nexus e não considera nenhuma alteração feita a mesma após o guerreiro Nexus. Obrigado Vileblade!

Há muitos e muitos milhares de anos atrás, uma vasta e avançada civilização muito semelhante aos humanos, vivia pacificamente em seu planeta, situado na Nebulosa M-78... Era o planeta dos Ultras, seres que viviam em harmonia entre seus semelhantes e tinham um futuro, à seus olhos pelo menos, totalmente previsível e tranquilo, porém, o destino foi de certa forma muito cruel com os habitantes do planeta Ultra, pois o sol da Nebulosa encontrava-se seriamente desestabilizado!
Sua falta de estabilidade acabou por gerar ciclos magnéticos e erupções internas que se agravaram à cada dia, até que o cataclisma infelizmente chegou... O astro rei da Nebulosa M-78 fatalmente explodiu, levando consigo gigantesca parte da vida do planeta Ultra... Poucos foram os que sobreviveram ao desastre e os que sobreviveram encontravam-se muito feridos e abalados... Para um desespero maior do líder supremo dos Ultras, o planeta se tornava à cada novo dia, mais inóspito, não oferecendo mais condições de vida à seu povo, devido à alteração na atmosfera e descargas subseqüentes de fluxos magnéticos gigantescos...

Numa tentativa desesperada de salvar os poucos representantes de seu povo que ainda resistiam, o valente líder orientou aos cientistas ali presentes, de que se empenhassem em um esforço sobre-humano, para construir um corpo artificial, capaz de suprir a energia e condições climáticas agora inexistentes naquele mundo, para que seus habitantes não fossem totalmente extintos da existência! Demonstrando a eficiência da capacidade superior de sua ciência, tecnologia e a vontade de viver que seus corações mantinham, os cientistas e demais pessoas capazes de ajudar no intento, finalmente concluíram um gigantesco corpo celeste mecânico, que foi batizado por eles de "Plasma Spark", um gigantesco corpo celestial capaz de suprir, mesmo que deficientemente, as condições climáticas que outrora eram abundantes naquela terra! Esta vitória frente ao tempo que lhes restava no planeta Ultra, lhes rendeu a vitória sobre a morte, pois o "sol artificial" foi capaz de reverter o clima novamente às condições quase normais de dias passados e salvou da extinção, os sobreviventes do cataclisma interplanetário! Porém, algo inesperado aconteceu...
Mais que reverter as condições climáticas do planeta, este novo sol foi projetado para auxiliar na cura dos ferimentos e também à condicionar o povo Ultra, à viver sob as novas condições que o novo astro-rei iria impor, através de descargas energéticas de plasma, que conferiam aos habitantes, capacidades de resistência anormais, poderes sobre-humanos e uma força vital quase que infinita, que os permitiria viver milhares de anos, ao invés de poucas décadas como nós humanos, garantindo a sobrevivência e supremacia da espécie! Como parte da nova escala evolutiva dos seres do planeta Ultra, seus corpos foram modificados e aumentaram de tamanho, poderes inimagináveis começaram à se manifestar e no lugar dos antigos habitantes do planeta Ultra, surgia agora a raça que seria conhecida pela imensidão do universo como Ultraman!

À partir desta metamorfose sofrida, novas castas e novas ordens precisaram ser estabelecidas dentro da nova forma de vida, para que a sociedade Ultraman se adaptasse e convivesse novamente em harmonia, agora com sua nova condição física e mental. As transformações se iniciaram pelos nomes que cada habitante passou à adotar, sempre fazendo referência ao termo "Ultra", onde o líder, habitante mais exposto às descargas de plasma devido sua permanente vigilância ao bem funcionamento do "Plasma Spark", passou à se chamar "Ultraman King" e à partir dele, todos os demais habitantes utilizariam o "Ultra" em seus nomes, com algumas variações para a identificação pessoal de cada integrante! Desta forma, a vida novamente voltava ao que se poderia chamar de "normal", dentro do Planeta Ultra!!

30 mil anos se passaram e o planeta Ultra, era só prosperidade e harmonia, com uma nova ordem social estabelecida, com habitantes felizes e sorridentes e um planeta novamente florido e cheio de vida, no entanto, como em todas as existências o mal sempre se faz presente por qualquer lugar onde o bem também estiver, eis que um temível alien conhecido como Emperor, visou o planeta Ultra como uma excelente conquista à seus domínios e reunindo uma orla de monstros assassinos, invadiu M-78 na intenção de sobrepujar seus habitantes e dominar o local para seu proveito próprio! Novamente o desespero assolava o planeta e desta vez, a ameaça era sangrenta, assassina e possivelmente exterminaria com a raça, pois eles não eram guerreiros e sim, seres pacíficos!
Em meio ao desespero, um dos mais valorosos integrantes da raça Ultra, conhecido como UltraFather, resolveu enfrentar a ameaça e acabou por descobrir mais um segredo originário da evolução de sua raça, que era a capacidade de combater, incessantemente se necessário e por longas horas ou dias, até que a ameaça estivesse derrotada, pois seus corpos banhados em plasma, agora convertiam a energia da luz em energia de combate e de posse desta força, UltraFather entrou para a história do Planeta Ultra ao conseguir derrotar sozinho, a invasão da orla de monstros que assolava o planeta, salvando seus semelhantes e expulsando de vez o alien Emperor da galáxia M-78! Infelizmente, toda esta valentia custou caro, pois apesar de sua gigantesca força de combate, UltraFather assim como qualquer outro Ultra tinha um corpo que poderia ser ferido, e os ferimentos infligidos ao gigante guerreiro foram muito graves, o deixando à beira da morte! Neste momento, um novo milagre da evolução Ultra se manifestou e UltraMother, integrante da equipe "Cruz-de-Prata", responsável pelos resgates aos feridos durante o violento ataque, ao ver seu marido indo de encontro à morte, o toma nos braços e chorando, sem perceber emite uma ofuscante energia luminosa que acabou por curar completamente todos os ferimentos existente no guerreiro Father, o trazendo de volta dos portões da morte, para a glória da eternidade, devido aos valorosos feitos prestados à seu povo!

Algumas semanas haviam se passado desde a terrível batalha e uma reunião de cúpula foi convocada por Ultraman King, a fim de avaliar a invasão sofrida em conjunto com UltraFather e os demais integrantes da liderança dos Ultras, onde chegaram à conclusão de que o ocorrido no planeta dos Ultras, foi triste, foi trágico e que com certeza poderia acontecer com qualquer outro planeta do universo e talvez, o próximo planeta invadido não tivesse a mesma chance que eles tiveram... Desta forma, os Ultras consideraram que se eles haviam recebido aqueles dons e a capacidade de se erguerem frente à ameaças aparentemente invencíveis, que isto não deveria ser tomado apenas para proveito próprio de sua espécie e deveria ser compartilhado com as demais formas de vida do universo, na forma de vigilância e de proteção! Foi criado naquele dia, por unanimidade de decisão do conselho, a Tropa Ultra de proteção ao Universo, tropa esta que ficaria inicialmente sob o comando do valente UltraFather, para que todos os Ultras que se disponibilizassem, fossem treinados de forma à conseguirem despertar seus poderes latentes e estarem aptos à serem destacados para proteger e servir à todos os planetas da imensidão de nosso universo, espalhando por todos os confins da vastidão espacial, os brados de justiça e paz!!

Como símbolo destes ideais, foi construído no Planeta Ultra a edificação batizada de "Ultra-Torre", que mantinha ardendo em seu topo o "Fogo-da-vida", uma variação da energia plasma, que alimentava as vestes de combate dos Ultras, que lhes protegiam os corpos; no interior da Torre Ultra, fica resguardado o "Ultra-Sino", artefato ancestral dos Ultras, capaz de realizar milagres, se a força de vontade de quem pedisse fosse realmente verdadeira e bondosa! Com a missão de proteger a paz no universo, sempre presente aos mais longínquos confins do cosmos, os Ultras começaram sua jornada de combates e empenho em vencer toda a forma de mal que possa existir, esteja ele no planeta ou no espaço! Seja o combate mortal ou implacável, seja a dificuldade à ser enfrentada praticamente invencível, seja um sacrifício de morte necessário para que os ideais de justiça e paz determinados pela raça sejam mantidos, sempre haverá um Ultraman presente para que esta missão seja cumprida!

13 comentários:

  1. Excelente.
    Não conhecia a origem dos Ultras, de todas as franquias de Tokusatsu, é a que menos conheço. Mas tenho um carinho especial por ela, eu gosto do gênero Ultra e acompanho atualmente desde os filmes do Ultra Zero. Que inclusive agora fez sentido pra mim o planeta que é mostrado naquele filme, como a torre, a chama que é a fonte de energia e tals. Inclusive parece que é tudo feito de vidro com efeito espelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Diego, Ultraman é algo bem complexo se formos buscar suas origens, pois usando apenas a cronologia dos seriados como base, tem uma verdadeira mina de ouro de informações sobre o tempo dos Ultras na Terra...

      Veja, Hayata chegou como sendo o primeiro Ultra a visitar a Terra, mas na verdade, no próprio seriado, eles encontram um povo esquecido no tempo, que tinha como divindade, o "Deus de Noá", que viveu na Terra havia milhões de anos e adivinha com quem se parecia o Deus de Noá? Com Ultraman! E em Tiga, que Daigo descobre ser descendente de uma raça muito antiga, anterior aos dinossauros, em que Tiga e mais dois Ultras defenderam a Terra da invasão de aliens e morreram fazendo isso? Já é anterior ainda ao Hayata... Depois temos Ultraman Noah, que faz referência ao Deus de Noá citado em Hayata e ainda temos os Ultras que não vem de M-78 como Leo e Astra, assim como Gaia e Agul... Quer dizer, Ultraman é um seriado tão rico em informações e história que a gente nem se liga e quando dá uma aprofundada no assunto, se surpreende! :)

      Que bom que curtiu cara, fico feliz de ver pessoas que ainda se importam com um texto e sentem prazer na leitura! Valeu pela força cara, valeu pelo apoio e te recomendo, se ainda não assistiu, Ultraman The Next (movie) e Ultraman Nexus, um na sequência do outro e terás uma baita e grata surpresa! :)

      Grande abraço Diego e valeu uma vez mais cara!! 0/

      Excluir
  2. Blz vou assistir sim.
    Sobre Noah, sanou outra duvida do filme do Zero. Pq o Ultraman Zero ele se surpreende com o Deus Noá e com isso ele ganha sua armadura. Quando eu vi eu n entendi pq n explica quem é ele, só mostra que ele é de fato uma lenda/divindade. Agora meu caro Lanthys vc sanou essa minha dúvida que persistia até minutos atrás hahahahahahah

    Vlws e abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, gaburincho e conhecimentos jurássicos tem de servir pra algo, huhuhuehuehuahuahu! Tamo ae cara, precisando, Lanthys está a disposição! E olha minha matéria de Ultraman rendendo mensagens, que show de bola!!! \0/

      Excluir
  3. Fala Lanthys... De tanto escutar vcs no Hibikicast eu li o texto ouvindo sua voz de tanta reflexão q vc tem feito nos caps q tem produzido... Por acaso com toda essa informação que vc tem não seria a hora de um Tokusatsu Data-base totalmente brasileiro? Sei que existem vídeo logs e aires com sinopses de tokusatsus porém acho q falta as reflexões que ouço sempre vc fazer, falta o domínio da palavra q vc apresenta em todos os teus textos. E vc poderia colocar arquivos em áudio com o mesmo texto para que os cegos pudessem ouvir e até akeles que preferem ouvir ou tem preguiça de ler... Aí não ia ter desculpa! É só uma sugestão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara... Sabe que tu me deu ideia pra um grande projeto? Claro, isso não poderia ser agora, mas, num futuro não muito distante, quando Yuna estiver crescida e eu com tempo livre demais... Cara, matérias em áudio pra serem ouvidas, não somente pelas pessoas que já assistiram as séries, mas também para os que tem deficiência visual... Além de ser super show de bola montar isso, ia ser algo simplesmente inovador e de utilidade sem tamanho para algumas pessoas...

      De boas Felipe, tá anotado aqui na minha agenda de projetos e passei ele como prioridade... Nipo Heroes - Tokusatsu Áudio Data-Base é o projeto mais audacioso em termos de tokusatsu que terei empreendido!! Além disso, posso convidar amigos e amigas pra falarmos sobre isso, gravarmos juntos e cara, teremos algo sem qualquer precedência como trabalho... Véio, isso é simplesmente fantástico!!!

      Sem palavras Felipe, de verdade, além do incentivo e dos elogios, ainda sugere algo desse porte, olha que bela ideia pra ser posta em prática... Sem palavras Felipe, valeu cara, vou colocar isso pra funcionar com certeza!!

      Excluir
  4. Eu queria fazer uma pergunta... A fonte do teu texto pode ser encontrada em que séries e se possível os caps. Gostaria muito de absorver esse conhecimento. Outra coisa: poderia explicar o caso de Ultraman Tiga, Gaia e Dyna que são considerados ultra de outra dimensão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, pra te responder isso certinho, eu preciso assistir 3 séries, Ultraman Taro, Ultraman Tiga e Ultraman Gaia, pois são ao que li e me informei, várias infos espalhadas por todos os episódios, então, pra te responder com certeza e sem chances de erros, preciso assistir essas séries pra te dizer com toda a certeza!

      Essa informação da origem dos Ultras tu encontra na saga de Ultraman Taro, mas existem até onde sei, diversos episódios relatando a mesma, então, saga inteira pra se poder absorver com tudo e acredito que Tiga e Gaia expliquem tudo durante a saga toda então, só realmente assistindo ambas por completo pra te explicar!

      Pôxa, agora vou ter que assistir 3 sagas Ultras completas, que triste que fiquei com essa descul... Digo, essa necessidade de assistir mais séries tokusatsu, hhuhuehuehuahuahu!

      Partiu procurar Ultraman Taro pra poder assistir e te contar tudo Felipe, principalmente os episódios em que aparecem as histórias da origem dos Ultras!!

      Valeu o comentário de novo cara!! \0/

      Excluir
  5. Boa tarde, tudo certo?

    Cara gostei bastante da matéria, sou um aficionado por Ultraman e inclusive tenho algumas matérias no Castelo Nerd falando sobre isso. É bom ver mais pessoas que gostam da série. Cheguei ao ponto de iniciar uma adaptação para RPG 3d&t Alhpa :P que pretendo fechar aidna esse ano.

    Só queria confirmar contigo quais séries você está considerando para esta biografia dos ultras. Pelo que entendi você considerou apenas a história contada nos primeiros Ultraman exibidos, ainda na era showa correto?

    Existem uma série de Retcons posteriores a ultraman TIga, principalmente na série ultraman mebius e Ultraman Zero e grande parte do texto acima acaba sendo alterado se levar em conta estas séries, um exemplo é a guerra com Alien Emperor que toma proporções diferentes, com o Pai dos Ultra sendo um titulo e não um nome (o nome do personagem é Ultraman Ken) além de existirem outros herois dessa guerra, como o futuro vilão Ultraman Belial.

    Essa história antiga foi detalhada se não me engano no longa metragem do Ultraman Zoffy, queria confirmar se estou checando as fontes corretas tambem.

    Aguardo resposta, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Vileblade, tudo bem? Primeiro queria agradecer por seu contato e dizer que é bom encontrar mais fãs de Ultras pela internet, visto ser um seriado realmente incrível e as vezes não valorizado de acordo com sua importância!

      Sim meu amigo, tens toda a razão, eu considerei os Ultras de Hayata até Nexus apenas e nada além disso, por isso, essa matéria se baseia nas informações disponíveis até este Ultra citado e não além disso! Hoje ainda um outro amigo me citou que a veste dos Ultras em algum lugar foi dito que foi feita para proteger seus corpos das radiações solares e que após teriam se fundido a seus corpos, enfim, há muita divergência sobre o assunto, realmente. Também precisamos considerar que essas infos com o passar do tempo vão sendo acrescentadas, aumentadas, subtraídas conforme for do interesse da empresa, assim como ocorre nos quadrinhos também, então, é provável que daqui há alguns anos, até mesmo a parte atualizada já não seja mais usável devido as constantes mudanças de roteiros...

      Sobre a fonte correta dessas informações, foram diversos apanhados pela internet, não assisti a nenhum episódio que tenha contado essa saga, apenas segui as informações contidas em sites nacionais e em idioma inglês também!

      Muito importante esta ressalva que fizestes, vou adicionar isso ao conteúdo da matéria de forma a deixá-la mais completa e melhor acondicionado para nossos dias atuais! Agradeço imensamente teu contato e as informações que adicionastes a mesma, isso só vem a somar em termos de informações verídicas e mais próximas do real que a Tsuburaya quis apresentar a todos!

      Grande abraço meu amigo e que brilhe sempre a Estrela de Ultra! \0/

      Excluir
    2. Pronto meu amigo, fiz uma ressalva com tuas observações logo no início da matéria para que os leitores tenham essa observação anotada enquanto lerem o conteúdo publicado. Mais uma vez obrigado por sua dica!

      Excluir
  6. Obrigado Lanthys plea pronta resposta e desculpe novamente pelo trabalho extra :P.

    Casou que eu estou montando justamente um guia completo sobre Ultraman e uma adaptação para RPG. Havia criado a primeira parte do texto antes de visualizar o seu.

    Confere no link abaixo e vê o que acha, eu estou garimpando a informação que me falta de alguns sites estrangeiros, pode ser útil para iniciar alguém no tema porque pretendo separar bem as informações.

    http://www.castelonerd.com.br/#!Tudo-o-que-você-precisa-saber-sobre-Ultraman-Parte-1-–-Conhecendo-a-franquia-e-a-Era-Showa/c2011/55e861a40cf28ffc7ef02636

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que se desculpar por nada amigo, na verdade eu agradeço por ajudar a melhorar a matéria! Vou visitar o site sim e me inteirar do teu trabalho pra ficar mais a par de tudo, eu curto muito Ultraman então vai ser um prazer! Grande abraço!

      Excluir