Os Valores Humanos nas séries de Tokusatsu VS O Preconceito de uma Geração (Cheia de altos e baixos) ~ HibikiCast - O PodCast que vai bater forte no seu coração!

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Os Valores Humanos nas séries de Tokusatsu VS O Preconceito de uma Geração (Cheia de altos e baixos)

Imagem Divulgação: Internet
Muito além das cenas de ação, da temida violência e do preconceito exacerbado de uma geração denominada de "Coca-cola".

A revista MAD#53 fez uma sátira do Jaspion (1989) - como os fãs reagiriam nos dias de hoje?
Apesar de recordarmos com carinho e com uma "falsa" sensação de que tudo que fez parte de nossa infância foi perfeito, e nesse ponto eu dou uma dica: "cuidado com o excesso de nostalgia, pois de vez em quando ela pode atrapalhar", precisamos viajar um pouquinho no tempo e relembrar alguns pontos primordiais de como foi a recepção das séries japonesas (tokusatsu) aqui no Brasil, nem tudo foram "flores". Em um ponto a grande maioria concorda, os nossos heróis da TV na infância e entendam isso como anos 80 e 90, foram os mais envolventes e contagiantes, mas incomodou a nossa sociedade altamente preconceituosa e retrograda.


As séries de tokusatsu (as quais tanto amamos e exaltamos) foram bastante criticadas ao desembarcaram na "terrinha tupiniquim", entendam como Brasil, se alguns já se exaltam hoje com os termos "mancheteiro" ou "viúva do Black" e entre outros esteriótipos inadequados para expressar a opinião em discordância a esse excesso de admiração e paixão por séries que foram verdadeiros "Boom" e responsáveis por influenciar e conquistar uma geração que tinha como referências heróis norte-americanos, com certeza se ofenderiam mais ainda com as críticas da época.

Muitos críticos e especialistas faziam questão de reforçar muito mais os pontos negativos (observados por eles) do que tentar ver o que as séries tinham de positivo, na época falaram muito do excesso de violência, das lutas e destruições sem relacioná-los a nenhum contexto, a impressão que dava é que as séries não tinha um roteiro, que a trama era praticamente inexistente e que as crianças só aprenderiam o que não prestava. Dessa forma, naquela época, as séries japonesas, como o tokusatsu era conhecido naquela época, foram classificadas de trash (ou seja, lixo cultural, produções de má qualidade) e descartáveis, e o pior é que quem as apreciavam possuíam um gosto duvidoso ou eram cegos e não viam a verdadeira temeridade das séries.

Matéria postada em 29 de Janeiro de 1989, no CADERNO TELEVISÃO (p.4), do Jornal Folha de S. Paulo e assinada por Marcos Smirkoff - Screenshot Contribuição: Goggle Red
Chocante mesmo não é a crítica em si da impressa, mas a opinião compartilhada de quem era praticamente o co-responsável por comercializar as séries aqui no Brasil e para isso, relembro aqui uma das opiniões que para mim seria um verdadeiro "tiro no pé" nos dias de hoje, em uma entrevista a um meio de comunicação naquela época a respeito dos Heróis Japoneses serem líderes na Manchete, o senhor Wilson Catacura (Sócio da Everest Produções) praticamente afirmou que as crianças (naquela época) "preferiam acreditar" que os episódios traziam mensagem de união e amizade floreando algo que não existia de fato do que vislumbrar que as séries não passavam de pura violência. Revoltante? Pura mediocridade do senhor Catacura, ou simplesmente, falta de conhecimento adequado nos produtos que ele e seus demais sócios ofertavam e rendeu-lhes excelentes lucros? É algo para refletirmos! (Para entender o contexto da matéria leia o print acima) Hoje em dia a lei do mercado requer mais tato e inteligência, um empresário que menospreza o seu próprio produto, precisa ter traquejo ponderado diante de seus atos e opiniões. Como vender algo que você próprio não acredita e ainda menospreza? O que dizer então? Bom, eu era uma crianças das crianças enlouquecidas (mencionadas pelo senhor Catacura na matéria) nessa referida época, tinha 9 anos de idade e afirmo que eu via e ainda consigo ver de forma ampla e clara os Valores Humanos embutidos nessas séries, valores esses que nossa sociedade tentam por inúmeras vezes ignorar e até tentar eliminar.

Cresci com Jaspion, Changeman, Flashman e Cia, e os ensinamentos de amizade, companheirismo, disciplina, esperança, humildade,  respeito, união e integridade são tão claros que somente crianças podem captar de verdade, não através dos olhos (órgão do sentido), mas sim, por meio do coração, pois já dizia Antoine Saint-Exupery (1900-1944): "Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos". Os olhos muitas vezes se enganam e deixam-se enganar, não quero dizer com isso que não existia violência, muito pelo contrário, existia sim, mas o que quero dizer aqui é que não é a violência por violência sem nenhum fundamento como alguns pensavam que era. E aqui para ressaltar esse ponto eu trago uma referência clássica, o episódio 23 de JASPION: "O Monstro do Século".

Cena do Episódio 23 de Jaspion - Sion com Yurico e Yada
No referido episódio, Jaspion trava uma das batalhas mais difícil de sua trajetória, ele enfrenta o monstro Sion (um monstro do bem, totalmente pacato de alma pura) mais uma vítima de Satan Goss e MacGaren. Após ser enfurecido por Satan Goss, Sion fica incontrolável e passa a não reconhecer mais a família que o criou (Yada e Yurico, pai e filha), o processo é irreversível obrigando Jaspion a destruí-lo, mas antes de cumprir sua missão ele diz uma frase memorável: "Estou lutando pela justiça e a paz do universo, perdoe-me, Sion!" - Impossível não perceber a carga dramática e o dilema do herói nesse momento diante dos valores em que ele acredita.

Cena do Episódio 19 de Changeman - Change Dragon e Change Mermaid
Outra referência seria o episódio 19 do Esquadrão Relâmpago Changeman: "A Fúria de Sayaka", onde Tsurugi deposita sua fé e esperança em Sayaka e em sua criação o cinto anti-gravidade para combater o monstro espacial Dick que tem seu ataque um voo que desafia a gravidade, enquanto os demais integrantes do grupo desacreditam e ignoram a capacidade de Sayaka em desenvolver um dispositivo confiável. Nesse, como em muitos outros episódios é possível percebermos a essência de um verdadeiro líder que jamais virar as costas para um amigo e fazer com que ele confie sempre em sua potencialidade, só assim é possível alcançar o objetivo final.

Certamente, cada um de nós teremos inúmeros episódios para mencionar e reforçar o quão importante tais séries são para nós e o que de bom elas representam. Enganam-se quem pensam que somente as séries dos anos 80 e 90 transmitem isso, as atuais mantém a mesma essência, claro que independente da época o foco maior ainda é capitalista focado na venda de brinquedos e inúmeros outros acessórios desses heróis, mas que bom que seus autores pelo menos tentam passar algo de positivo, em o bom e velho slogan que permeia a "moral das histórias", assim como acontece nas clássicas fábulas da literatura mundial.

As séries de tokusatsu são obras voltadas para o entretenimento infantil que em sua maioria acabam agradando o público mais adulto, em outras ocasiões são algumas séries são criadas voltadas especificamente para o público mais maduro. As séries japonesas de efeitos especiais em algumas épocas duvidosos, em outras bem convincentes e outras quase que totalmente repleta de recursos tecnológicos inovadores, sofreram discriminação na época em que eram exibidas pela TV aberta aqui no Brasil e na maioria das vezes ainda sofrem. Contudo, preconceitos diferentes. Cada geração tem a sua referência e suas influências, e nesse contraponto acreditamos que o ponto de partida para tais referências e influências é a instituição familiar e, sinceramente, não me canso de falar que todos os valores e ensinamentos de conduta passados por minha família foram reforçados com as séries de tokusatsu, isso porque minha mãe assistia comigo até meus 10 anos de idade e fazia a ponte diante do que era certo ou errado. Enquanto que na maioria das vezes uma gama de pessoas pensam que é mais fácil criticar do que tentar entender algo e trazer para o nosso contexto de vida.

O valor e a importância ou desmerecimento que damos para um determinado assunto ou programa de TV depende do nosso envolvimento e ponto de vista, a crítica só é válida quando enunciada com fatos concretos e ponderados diante do olhar sensível que (como seres humanos) devemos ter. É mais fácil criar um "Pré-Conceito" do que "Conceituar verdadeiramente". E com isso gostaria de evidenciar o meu ponto de vista diante dos pontos positivos e negativos diante das séries que tanto amamos e lembrá-los que o preconceito com essas séries não é nada novo, é algo embutido em nossa sociedade desde seus anos dourados. E que muitos desgastes poderiam ser evitados se simplesmente algumas pessoas fossem mais tolerantes e respeitassem mais o ponto de vista do outro, determinadas críticas não apagarão em mim a importância de série "X" ou "Y" na minha vida, o que devemos ter é segurança naquilo que acreditamos e aprendemos a admirar, e consequentemente demonstrar o quanto aprendemos com elas. Afinal de contas até dos pontos negativos podemos perceber o que há de positivo, paródias, piadas, referências a determinadas séries não as desmerecem... o que desmerecem, na maioria das vezes é nosso egocentrismo pautado em algo simplesmente faz parte do meu gosto pessoal e eu não quero que ninguém fale mal a respeito.

Reforço aqui que as críticas passam a ser bem-vindas quando aprendemos com ela e as questionamos de forma inteligente. Que cada um possa refletir seu papel de tokufã, que eu garanto é de extrema importância para o desenvolvimento e ampliação dessa temática que tanto nos fascina. Se você conseguiu ler esse texto até o final, meu parabéns, agora pensem, reflitam de que lado você está: dos Valores Humanos apreendidos na séries de Tokusatsu ou do Preconceito que está sendo passado de Geração em Geração?

Espero que a partir de hoje vocês busquem mais os pontos positivos do que os negativos e quando encontrar os negativos comente-os sem julgamentos. mas com a função de que possamos refletir a respeito e tentar modificá-los.

Finalizo com um outro questionamento: "O que de bom você aprendeu com a sua série de tokusatsu preferida?" Compartilhe conosco nos comentários e aproveito para convidá-los a nos ajudar com as temáticas para os próximos Hibikicasts, mande-nos suas sugestões e ajude-nos a divulgar de forma ampla e precisa o Universo Tokusatsu na tokunet.

Nosso e-mail: hibikicast@gmail.com

13 comentários:

  1. Eu aprendi que "o certo, sempre será certo, mesmo que ninguém o faça, enquanto o errado, continuará sendo errado sempre, mesmo que a grande maioria o pratique!" Essa é a lição que levo comigo dos tokusatsu´s os quais acompanhei desde criança e com esse texto magnífico da Taty, me conscientizo mais ainda que uma das melhores atitudes que tomei na vida, foi a de me afastar das brigas e disputas que tanto permeiam nossa tokunet, transformando o que serviria para aproximar amigos com o mesmo gosto, em algo que hoje serve na maioria das vezes para afastar essas mesmas pessoas e as colocá-las em grupos, quase impenetráveis uns aos outros, em pontos opostos, com opiniões ferrenhas, as vezes agressivas e desnecessárias, pervertendo assim todos os ensinamentos que os mesmos heróis defendidos pelos dois lados, ensinaram e ainda ensinam! Eu concordo com o título e acho que ele nos leva a uma mesma palavra e nos incentiva a uma mesma tentativa e intuito... Reflexão! Sem mais, parabéns Taty, simplesmente soberbo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lanthys, meu amigo! Eu que agradeço pela amizade e o incentivo sempre, boa parte do conteúdo dessa matéria foi inspirado de nossas conversas memoráveis ao lado do Ricardols! Sensacional! Obrigada por tudo!

      Excluir
  2. Faço das suas palavras as minhas meu mano, em gênero, nº e grau...sem tirar nem pô um vírgula!!!!!Quantas vzs meus pais, tios ou avós me diziam: desliga essa tv só pq no Cybercops tinha o Lúcifer ou pq no Jaspion tinha o Satã Goss ou ainda em Lion Man tinha o Mantor do Diabo e ainda falavam q essas séries só estimulavam a violência, à agressão e as lutas. Realmente só quem é da nossa idade e q viveu a época de ouro dos tokusatsus entre 88 e 96 sabe o q foi preconceito e discriminação!!!!!!!Jaspion, Changeman, Flashman, Lion Man, Jiraiya, Jiban, Sharivan, Machineman, Goggle Five, Metalder, Bycrosser, Cybercops, Gyaban, Shaider, Spielvan, Maskman, Kamen Rider Black, Winspector, Solbrain e Kamen Rider Black RX serão sempre eternos no coração de cada tokufã espalhado pelo Brasil e pelo mundo!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. W rock, acho que o mano foi pra mim então, tô vindo agradecer pelas palavras e pelo incentivo meu irmão. PS.: Se não era pra mim perdão. :)

      Excluir
    2. Que esse sentimento se eleve cada vez mais... W rock! Um forte abraço!

      Excluir
  3. Taty primeiramente meus Parabéns por este lindo artigo,

    és muito triste saber que só um lado virá deixar seu recado/feedback, infelizmente neste nosso mundo da Tokunet o lado oposto faz opinião em outro lugar o que infelizmente (espero que eles venham aqui também mostrar sua opinião), não ajuda no seu ou em qualquer outro trabalho de mostrar uma opinião coerente e tão instrutiva como a sua.
    Também cresci vendo Tokusatsu com meus pais e avós, isso para mim foi algo que gosto de citar sempre que há oportunidade, pois foi esse laço familiar que intensificava o recado das series. Que há ou que houve uma rejeição por amigos/colegas de escola isso sempre haverá, poucas são as pessoas que escutam a outra opinião e discursa sem gerar constrangimento a outros. Lembro-me de um caso no qual uma amiga de minha mãe estava em casa e iria fazer um trabalho de faculdade com ela, eu já tinha meus 20 anos e estava de ferias e atualizando-me nas series tokusatsu (na época vendo Shinkenger), a moça entrou e se sentou no sofá e ficou abobada em ver a serie e me ver tão empolgado com a mesma. Ela me encarou e perguntou se eu não tinha vergonha de assistir algo tão infantil e bobo como "Power Rangers", por sorte não estava muito ignorante no dia e respondi que não era "Power Rangers" e sim uma serie japonesa de super sentai, na qual após sua conclusão no Japão és feita sua versão americana, e que eu não estava fazendo papel de criança por assisti-la e que eu lamentava por ela não mostrar outras culturas positivas para o filho dela, minha mãe ao ouvir a discussão entrou no meio da conversa e disse que preferiria um filho dela em casa vendo series (Japonesas ou americanas) do que o mesmo se envolvendo com qualquer coisa ilícita que acontecia no bairro, e que ela se orgulhava de ver que algo que nós assistíamos quando eu era menor ainda me encantava, e que ela mesma gosta e assistia e muito ao meu lado. A moça ficou sem graça, terminou o trabalho sem falar mais nada a respeito e foi embora sem me cumprimentar.
    Isso ficou marcado para mim, de como uma pessoa vê uma nova cultura, ou algo que em um passado a mesma viu ou acompanhou mais com o avanço da idade não podia dizer que acompanhava "x" serie pois cairia na chacota dos amigos, poucas pessoas que tem seu orgulho por acompanhar um hobbie com orgulho e dedicação sem perder o foco na sua vida adulta cheia de responsabilidades.
    E assim respondo sua pergunta: O que de bom você aprendeu com sua Serie Preferida de Tokusatsu? A respeitar a tudo e a todos independente de opinião ou raça, que muitos são mais forte que um na busca de um ideal único.
    Mesmo hoje integrando a Shocker Project como um trabalho a serviço de todos (mesmo que o numero de participantes sendo baixo) vejo que o que falta mesmo na Tokunet ou na vida pessoal de cada um és querer mostrar seu hobbie com amor e paciência a quem não a conhece.

    Taty querida um forte abraço a ti e a todos que integram o HibikiCast (Lanthys e Ricardols), que muitos outros possam vir a passar um momento de vida e seu feedback a este projeto magnifico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraço recebido pelo Gaburincho aqui irmão Gomes. :)

      Excluir
    2. Gomes, meu amigo, valeu por compartilhar conosco dessa experiência! Infelizmente aprendemos sempre de ambas as formas, em certos momentos a aprendizagem se torna dolorosa, mas muito eficaz! Que apesar das decepções possamos seguir realizando nossos projetos da melhor forma possível!

      Um forte abraço \o/

      Excluir
    3. Nossa uma garota como eu tambem fan de tokusatsu japones ja e a 4 que eu encontro.eu nao lembrava bem dessas series estou revendo todas e vendo os valores que estas series nos passavam as que eu mais lembro black kamen rider/rx changeman jiraiya e winspector sou uma tokufan como voce.Vejo ate as novas vi Gokaiger e gostei muito dos valores nesse caso que alguns cidadoes passaram aos gokaiger como o Garoto que quis lutar sozinho usando a ranger key de shinkenger e marvelous o vendo tao determinado e disposto a defender a terra com as proprias maos decide proteger aquele planeta maravilhoso a terra/Japao.Outra que me lembro e da Change Mermaid que foi mae das criancas por um dia em mermaid vira mae)para protege-las ja que a mae das criancas haviam sumido e ela foi uma verdadeira mae pra elas nao so deu carinho licoes como a protegeu de Buba e Shima.Lembro tambem dos valores que o Kazenin Storm passou ao treinar o pequeno manabu que pra ser forte nao precisa ser negligente e nem fugir de casa ah sao tantos valores passados amei o texto

      Excluir
  4. Parabéns Taty, excelente artigo. Mandou bem demais.
    Agora o que aprendi nos tokusatsus posso dizer que é o companheirismo que vemos muito nos Sentais e isso é uma coisa que levo desde a infância. Mas infelizmente hoje em dia a tokunet é muito desunida, fora as coisas que vc já citou tem bastante gente querendo passar por cima dos outros, treteiros, etc. Por esse motivo evito expor minha opinião, fico na minha respeitando a dos outros.


    Abraços a toda galera do Hibikicast.


    Alex Spawn - TokuShare

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alex! Sua participação aqui deixou-me muito feliz! E que apesar dos pontos negativos que ainda vivenciamos na tokunet possamos seguir em frente acreditando que dias melhores virão!

      Um forte abraço! =)

      Excluir
  5. respondendo a pergunta do que aprendi com os tokusatsus, eu aprendi q se um dia eu for pra guerra e morrer um dia meu pai pode construir um andróide poderoso com o meu rosto para lutar pela paz no planeta terra, ou se um dia o planeta terra estiver morrendo q eu posso mandar meus dois filhos numa nave espacial q eles nos vingarao contra o mal galatico... Brincadeira... Agora falando sério, os valores das séries de tokusatsu sempre foram ligados a família e deveres, toda vez q me deparo com um desafio aparentemente impossível me recordo das batalhas de Jaspion q continuava simplesmente pq era o certo a fazer, pq outras pessoas dependiam dele e q valia o sacrifício. Nunca teve medo de se arriscar e quando me tornei pai eu senti o mesmo, tinha alguém q dependia de mim para prevalecer, no caso do Jaspion, toda a galáxia dependia de q ele vencesse Satan Goss. No meu caso todo dia enfrento um monstro da semana para defender meus filhos e minha família.
    Sobre os valores, as pessoas mais velhas não dão mais valor a lições primárias de convívio social. Tudo o q é abordado nos tokusatsus e Power Rangers são valores considerados de formação de caráter. Eles só ganham destaque nas produções para q as mesmas sejam justificadas como entretenimento, senão as séries seriam apenas ação com tramas pontuais como as demais séries indicadas a públicos mais adultos. A medida em q amadurecemos, outros valores vão tomando lugar sem q necessariamente sobreponham as iniciais. O problema é q as iniciais não interessam mais a adultos pois já passamos família, daí a ojeriza a esses tipos de produção. Precisamos entender q apreciamos um tipo de entretenimento q não é feito para nos como público alvo. Chamamos de "era de ouro" pq acompanhamos essas séries quando éramos a faixa etária das mesmas, seguimos acompanhando por hobby e afinidade, mas a indústria do entretenimento evolui de acordo com sua audiência. Portanto a tendência é q nos sintamos deslocados pois essencialmente não somos seu público alvo. Some a isso um bairrismo infantil e teremos as viúvas do black, os saudosos da manchete e as polarizações da tokunet. Triste mas muito humano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tudo isso faz parte mesmo Silver, pois como disse a Taty outro dia, as diferenças é que nos fazem especiais, então, vai da gente se manter na nossa linha de conduta, aquela que aprendemos com eles que são tantas e nunca deixar de curtir ou expressar que curtirmos porque a maioria acha que isso não combina com adultos. Mandou bem meu amigo e obrigado por acompanhar nossos trabalhos, uma vez mais! 0/

      Excluir