A vilania no Tokusatsu ~ HibikiCast - O PodCast que vai bater forte no seu coração!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A vilania no Tokusatsu

Curioso sobre o tema? Que tal falarmos um pouco sobre os personagens que se destacam como vilões nas séries de Tokusatsu? Pois bem, vilania é o ato de ser vilão, normalmente, são os antagonistas (anti-herói) de uma determinada história, podendo, ou não, ganhar mais destaque na história do que o próprio protagonista, seja ele mocinho (simplesmente), ou herói. É o vilão responsável pelas atitudes mais insanas, e em alguns momentos tais atitudes geram situações bem cômicas, as quais funcionam muito bem como o alívio cômico. Se bem que esse alívio cômico é muito mais frequente nos vilões após o ano 2000, pois os vilões das décadas de 90, 80, 70... não tinham nada de engraçado, muito pelo contrário, provocavam inúmeros pesadelos, enfim, eram verdadeiros "osso duro de roer". Tendo como ponto de partida a insanidade, os vilões, geralmente, se deixam envenenar pela sede do poder, pela ganância, pela cobiça ou, simplesmente, pela maldade. Eu, particularmente, costumo dizer que os vilões são o tempero do enredo, eles costumam apimentar, dar um sabor todo diferente às tramas.


Para mim, vilão de verdade é aquele que me deixa ansiosa ou, que me faz ter "raiva" de seus atos, são raros os que conseguem me tirar da minha calmaria (risos), mas há aquele que me deixa extremamente revoltada com seus atos insanos. Quem na "tokunet" nunca discutiu sobre os atos de um determinado vilão? Vale destacar que em alguns momentos são os anti-heróis que conquistam o grande público, sem contar que podem ser tão reverenciados quanto os heróis. E venhamos e convenhamos, os japoneses sabem como criar vilões como personagens marcantes, lembram-se da Rainha Ahames (Changeman)? Tão bela e tão perversa! Era natural da estrela Amazo e a serva mais devota do Senhor Bazoo ajudava-o no objetivo de destruir os Changeman para que dessa forma ele conquistasse o planeta Terra e assim, ela poderia ter de volta a sua estrela natal. No final embriagada por sua insanidade total transformou-se em uma louca desvairada! Resultado acabou se matando ao destruir a base dos Changeman. Ou ainda, Kaura (Sir Cowler, no original), um dos mais cruéis e poderosos inimigos dos Flashman,que ao aliar-se com o Monarca La Deus encarregou-se de capturar diversos seres vivos de diferentes planetas ao redor do universo para serem utilizados nas experiências genéticas do Doutor Keflen. Em uma dessas missões acabou sequestrando junto com seu grupo cinco crianças da Terra, as quais depois seriam salvas pelo povo do Planeta Flash. Quer crueldade maior que essa: separar crianças (ainda bebês) do seu leito familiar? Seu final também foi trágico, porém, merecido.


Mas, e o que falar das parcerias vilões? Não são parcerias duradouras e além disso, costumam desmanchar-se mais cedo ou mais tarde, seja pela disputa de poder ou pela divergência no objetivo final, ou seja, cada um quer defender seus próprios interesses.

Para ser vilão em uma determinada série não pode, jamais, passar despercebido. Vilão que é vilão precisa dar o seu recado e fazer o telespectador chorar e lutar juntos com os heróis para derrotá-los. Quem nunca chamou o Daileon quando o Satan Goss aparecia? Mas, o excelente vilão também é aquele que deixa a sua marca registrada, vale aqui algumas ressalvas: quem nunca imitou a Bruxa Galáctica - Kilza - em algum momento de sua infância repetindo suas palavras macabras: "Berebekan Katabamba" (repetida vezes)... imitando seus movimentos de mãos para a liberação de magia, e logo em seguida soltar um estrondoso grito: "Kikerá"? Se você nasceu nos anos 80 e não fez isso, você não teve infância! (mais risos) Brincadeiras a parte o que quero falar é vilão "bom de verdade" é aquele que consegue mostrar o lado mais perverso do ser humano e toda a sua insanidade em busca de algo tão grandioso quanto a conquista ou a destruição do Planeta Terra. 

Alguns anos atrás eu criei o meu Top 10 de vilões masculinos e femininos da séries clássicas que ficou assim:

Vilões:
10º General Jark (Kamen Rider Black RX)
9º Comandante Bosgan (Kamen Rider Black RX)
8º Monarca La Deus (Flashman)
7º Dr Kéflen (Flashman)
6º Kaura / Sir Cowler (Flashman)
5º Sr Bazoo (Changeman)
4º Oninin Dokusai (Jiraiya)
3ºShadow Moon (Kamen Rider Black e Blck RX)
2º Satan Goss (Jaspion)
1º MacGaren ou Mad Gallant (Jaspion)

*O'concur: Dr Gori (Spectreman)


Vilãs:
10ª Shiima (Changeman)
9ª Cyborg Jiban Killer Madogarbo
8ª Rainha Bandora (Zyuranger)
7ª Aracnin Morgana (Jiraiya)
6ª Rainha Pandora  (Spielvan)
5ª Princesa Igan (Maskman)
4ª Pérola (Bishumu) (Kamen Rider Black)
3ª Rainha Ahames (Changeman) 
2ª Kilmaza (de Jaspion)
1ª Bruxa Galáctica - Kilza (de Jaspion)

E você, já parou para pensar em quais vilões/vilãs marcaram a sua infância através das séries de tokusatsu? E quem você acha que merece destaque de acordo com a vilania no universo tokusatsu? Que tal nos deixar um comentário ou enviar um e-mail revelando o seu Top 5 de vilões "preferidos", justificando o motivo da sua escolha? E se você curtiu o Hibikicast 20 - Edição Caleidoscópio nº 5 - "Kamen Rider: Era Heisei" não perde por esperar, pois o Hibikicast 24 está super! Aguarde e confie! Sexta-feira será postado a playlist com a relação das músicas que tocou na 20ª Edição.

Bom galera, é isso, espero que tenham curtido também a matéria da vez! Semana que vem tem mais! Um forte a abraço a todos!

Ah, e não se esqueçam de baixar e escutar a 20ª Edição do HibikiCast (CLIQUE AQUI).

0 comentários:

Postar um comentário