Saudades dos "Metal Heroes" (Heróis de Metal) - Parte I ~ HibikiCast - O PodCast que vai bater forte no seu coração!

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Saudades dos "Metal Heroes" (Heróis de Metal) - Parte I

Parte 1
Já se passaram 18 anos desde a exibição do último Metal Hero segundo a contagem oficial (B-Fighter Kabuto), vale lembrar que embora tenham sido produzidas outras duas séries após esse período (Robotack e Kabutack), elas não são incluídas como pertencentes à franquia dentro da contagem oficial. O termo Metal Hero é usado para designar uma das franquias da produtora Japonesa Toei Company onde seus heróis principais revestem-se com uma poderosa armadura de metal sempre de última geração os quais boa parte deles sempre estão prontos para combater uma organização maligna que ameace a paz na Terra.

Os Policiais do Espaço
Quem se recorda como tudo isso começou? E lá vem a nostalgia! Pois bem, tudo começou nos saudosos anos 80, especificamente em 1982, ano em que estreava nas telinhas japonesas o Policial do Espaço Gavan (Gyaban) - aqui no Brasil foi batizada de "Space Cop" (sem comentários, vamos pular essa parte, por favor) e dele tivemos a constituição de uma verdadeira trilogia, dos chamados "Uchuu Keiji" (ou melhor dizendo, "Detetives Espaciais" ou "Policiais do Espaço"). Depois de Gavan (Gyaban) vieram: Sharivan e Shaider. Bom, não preciso nem dizer que os dois primeiros heróis da trilogia fizeram um tremendo sucesso em seu país de origem, ao contrário de Shaider (que já não foi tão bem assim),  mas aqui... o insucesso para os três foi o mesmo. Isso porque posso destacar alguns aspectos de ordem negativas para a exibição delas por aqui.

1º aspecto - a exibição saiu da cronologia original, a 1ª série a ser exibida foi Sharivan (que recebeu o nome de Guardião do Espaço), logo depois foram trazidas Shaider e Gavan. Então perceberam que a transmissão aqui ocorreu em ordem decrescente? Totalmente inversa! 

2º aspecto - a transformação dos três é extremamente cansativa, enfadonha e baita repetitiva... o narrador vivia dizendo que a transformação deles acontecia em milésimos (mas exibia os diversos movimentos, que eles faziam nesse "curto tempo", em câmera lenta... haja paciência), com certeza isso tornou as séries chatas demais para serem acompanhadas. Ok, na época eu nem achava tão ruim assim... mas, com o tempo! Hoje em dia eu nem vejo mais essa parte!

3º aspecto - após assistir ao primeiro Policial do Espaço você já deduz como será os outros dois... não há inovação, os vilões apresentavam sempre as mesmas características, corpo imóvel, e a ideia fixa de atacar o planeta Terra.

#Curiosidade: Média de Audiência [Japão]
Gavan - 14,9% | Sharivan - 13;0% | Shaider - 12,5%

O Fantástico Jaspion
Como mencionei lá em cima, ao contrário de Gavan e Sharivan, Shaider não teve uma audiência tão significativa quanto seus antecessores, assim... tentando recuperar-se de tal fracasso vieram as demais séries que por aqui conquistaram um bom público, a começar por Jaspion (na verdade um Investigador Especial de Monstros Gigantes Jaspion) - no Japão, chamado de "Juspion" - na sequência tivemos Spielvan (ou então Guerreiro Dimensional Spielvan - Spielban), quem não se lembra como essa série foi divulgada aqui no Brasil? Jaspion 2!!! Na intenção de atrair o mesmo sucesso de Jaspion e por ter uma armadura que se assemelhava a Jaspion (1985), Spielvan (1986) foi tratado como se fosse uma sequência, mas foi pura enganação mesmo dos divulgadores brasileiros. As séries não se interligavam.

Spielvan ao lado de Lady Helen e Lady Diana
#Curiosidade: Média de Audiência [Japão]
Jaspion - 11,8% | Spielvan - 11,2%

Metalder, o Homem Máquina
No ano seguinte (1987), foi ao ar o Super Homem Máquina Metalder, abandonando aqui a temática de policiais, investigador ou guerreiro do espaço. A série assumiu um tom mais sério, em diversos momentos sombrios, com aspectos dramáticos bem complexos para o universo infantil, dessa forma assumiu o foco mais adulto, isso foi um fator para não agradar o público de uma forma geral, no Japão foi tido como um fracasso. O que poucos sabem é que Metalder trouxe em sua concepção visual a lembrança de um grande herói de sucesso dos anos 70, Kikaider.

#Curiosidade: Média de Audiência [Japão]
Metalder: 8,2%

Jiraiya, o Incrível Ninja
O ano agora é 1988, os Metal Heroes entra na dimensão da mitologia das artes ninjas, trazendo elementos da história do Japão em seu contexto, surge então, Jiraya, o Incrível Ninja, no Japão algo como: "Guerra Mundial Ninja Jiraya" (Sekai Ninja Sen Jiraiya). Aqui no Brasil veio na cola do Jaspion e foi sucesso também.

#Curiosidade: Média de Audiência [Japão]
Jiraiya: 9,6%

Jiban, O Policial de Aço
Em 1989, influenciado pelo sucesso do filme norte-americano Robocop - o Policial do Futuro (1987) - os roteristas da Toei criaram JIBAN (ou Policial de Aço Jiban), ou do original "Detetive Móvel Jiban" (Kidou Keiji Jiban). A série era boa, foi criada em um aspecto envolvente, mas para relembrar a chatice de repetição que tinha nos "policiais do espaço", Jiban tinha "Cláusulas" que eram mencionadas todas as benditas vezes que o nosso herói encontrava com com um monstro bionóide... Que tal relembrarmos elas? (risos) Teve uma época em que eu repetia essas Cláusulas toda vez que assistia aos episódios (mais risos).

Cláusula Nº1 - O Policial de Aço Jiban tem o direito de prender qualquer criminoso, em qualquer circunstância, sem um mandado de prisão. 
Cláusula Nº2 - O Policial de Aço Jiban, quando considera alguém como Biolon, pode submetê-lo a uma pena pelo seu próprio julgamento. 
Anexo à Cláusula Nº2 - Conforme a circunstância, é permitido até mesmo executá-lo. 
Cláusula Nº 3 - O Policial de Aço Jiban dar prioridade à vida humana, podendo ignorar qualquer ordem superior. 
Cláusula Nº6 - A punição é severa para aqueles que destruíram o sonho e machucaram o sentimento da criança. 
Cláusula Nº9 - O Policial de Aço Jiban tem o direito de exterminar qualquer criminoso que destrói a paz da humanidade.

E, aí? Relembrou? O Lanthys me disse que declama essas cláusulas sempre! 

#Curiosidade: Média de Audiência [Japão]
Jiban: 9,1%

Winspector e Solbrain
No ano seguinte, 1990, começava uma nova década e junto com ela uma nova trilogia. Quem se lembra qual era? Hum... Se você pensou e respondeu os Rescue Heroes tenho que reconhecer, você está de parabéns! O primeirão grupo dessa triologia foi denominado aqui como Esquadrão Especial Winspector, no original "Polícia Especial Winspector" (Tokkei Winspector). No ano seguinte tivemos a Super Equipe de Resgate Solbrain/Tokkyuu Shirei Solbrain (última série de Metal Heroes a ser exibida aqui no Brasil) e em 1992 Exceedraft ou Investigação Especial Exceedraft (Tokusou Exceedraft), que para mim (aparentemente) é a melhor das três (no Japão, sua audiência foi a mais baixa das três), infelizmente, ainda não tive a oportunidade de assisti-la completa. E para a nossa "falta de sorte" ela não foi exibida nas telinhas brasileiras, uma pena!

Exceedraft
#Curiosidade: Média de Audiência [Japão]
Winspector: 12,8% | Solbrain: 12,2% | Exceedraft: 9,8%

Janperson
Em 1993 a franquia da continuidade ao contexto que apresenta organizações policiais, tema para mim bem defasado, a roupagem da vez "Janperson" (Tokusou Robo Janperson). Até hoje não consegui passar do 1º episódio da série!

#Curiosidade: Média de Audiência [Japão]
Janperson: 10,0%


Ah, como é bom relembrar desses heróis, os quais a maioria deles fez parte da minha infância! No mês que vem tem mais Metal Hero Series.

--
Texto Adaptado e Editado do Blog Tatisatsu
Fonte dos índices de audiência: 特撮視聴率補完 By@Wiki





--


Download 128 Kbps
 ( Clicar com o botão direito opção "Salvar Como" )

Download 64 Kbps ( Clicar com o botão direito opção "Salvar Como" )

Acesse-nos: Site - http://www.hibikicast.com/
Siga-nos: Twitter - https://twitter.com/HibikiCast
Adicione-nos: Google+ - google.com/+HibikiCast
Conheça e visite os nossos PARCEIROS: http://www.hibikicast.com/p/anuncie.html

3 comentários:

  1. Excelente matéria Taty. Parabéns.
    E com essa média de audiência nós vemos que é meio que uma mentira dizer que Jaspion n fez sucesso no Japão.
    Faço a comparação novamente com CDZ, foi a msm coisa, galera dizendo que n fez sucesso no país de origem e hj, com informações oficiais e etc, vemos que é puro haterismo.
    Ambos fizeram mais sucesso no Brasil, claro, mas no Japão fez sim. CDZ está aí até hj XD
    Eu penso como vc Taty, minha franquia preferida é Kamen Rider, mas o que eu levo no coração por nostalgia e tudo mais é Metal Hero. Tenho um enorme respeito por eles Esses tempos revi Jiraiya, Winspector e Solbrain e foi bom, é muito bom. Janperson eu n vi, mas tenho interesse, acho que eu vou gostar e Exceedraft tá na lista, até pra terminar a trilogia.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. :'( caralho.. que saudades da minha infância

    ResponderExcluir
  3. Belo post.Tenho uma curiosidade imensa em assistir Exceedraft e Janperson. Nem no Google da vida encontro...

    ResponderExcluir