O autor, o criador, o mestre... Shotaro Ishinomori! ~ HibikiCast - O PodCast que vai bater forte no seu coração!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O autor, o criador, o mestre... Shotaro Ishinomori!


Shotaro Ishinomori, cujo nome de nascimento é Shotaro Onodera, muitas vezes se intitulando ainda Shotaro Ishimori, nasceu no ano de 1938 aos 25 dias do mês de Janeiro em uma vila do Japão chamada de Miyagi, onde viveu até sua adolescência, quando então mudou-se para Tóquio, estabelecendo residência no legendário edifício Tokiwa-Seapartment. Este edifício localizado em Shiina Machi na grande Tokyo, era o local do estúdio de Tezuka Osamu e as residências de outros proeminentes jovens artista de Mangá assim como o mestre Shotaro, incluindo nesta lista de moradores ilustres, Fujiko Fujio, criador do personagem Doraemon (o qual já teve a versão animada exibida no Brasil), Akatsuka Fujio, um dos maiores escritores de mangas humorísticos do Japão, e Mizuno Hideko, os quais viriam a se tornar os pilares da febre explosivamente em expansão no mundo do Mangá nos anos 60.
Shotaro era um gênio que empregava técnicas radicais novas como Cut-backs, Fade-outs, e inversão de preto-branco para destacar articulação das vinhetas e desenvolvimento da narrativa. Em termos de conteúdo ele produziu adaptações para Mangá de trabalhos muito influenciais e inteligentes de obras de escritores como Ray Bradburry, Jack Finney, e John Wyndham. Nos anos 60 isto aconteceu sem precedentes, e sua maior obra desse período foi Cyborg 009, mangá de enorme sucesso no Japão, e que rendeu 3 séries animadas para a TV, sendo a mais recente de 2001.
Foi um dos mangás mais longos feitos por Ishinomori, e devido a sua morte, esse manga não teve término. A partir dos anos 70, Ishinomori tornou-se um autor de sucessos de outros trabalhos muito populares como Skull Man e já na década de 80, trabalhou e estabeleceu a fasquia para a Manga Informativa. Não há duvidas sobre a "graduação" de Ishinomori como um artista à frente da sua idade, pois sua trajetória dentro do universo manga falava por si só e demonstrava à todos o potencial deste brilhante artista, como no exemplo, uma de suas mais importantes obras, "A Introdução à Economia Japonesa em Mangá", que o tornou amplamente conhecido fora do Japão pela tradução Inglesa da mesma obra. Ironicamente, esta mesma obra que o projetou à ser reconhecido internacionalmente, também responsável por dar origem à algumas confusões a cerca da natureza do Mangá Japones!

No início da década de 70, Ishinomori lançou um mangá adulto e muito polêmico. O título da obra era “Kamen Rider” (Motoqueiro Mascarado), que apresentava um jovem com a capacidade de se transformar num monstro-inseto como protagonista (o visual do personagem era monstruoso ao extremo, bem diferente do qual conhecemos), o qual lutava contra a organização criminosa Shocker. A comercialização dessa obra naquela época foi proibida, principalmente pelo fato de apresentar duras críticas ao Governo Japonês, o qual era representado pela organização Shocker. Porém, durante o ano de 1971, após o segundo "Kaijuu Boom", com inspiração no trabalho de mestre Shotaro, a Toei Company trazia às telas do cinema, àquele que se tornaria um dos mais conhecidos heróis de todos os tempos em todos os continentes, intitulado devidamente como mestre Shotaro idealizou: " - Kamen Rider!!" Sim, o nome continuou o mesmo, porém com algumas mudanças no roteiro, onde este herói, diferente dos que anteriormente apareceram, lutava em tamanho humano contra monstros também de tamanho humano; ele continuava à ter uma aparência muito mais próxima a um monstro mas bem menos “chocante” que no mangá.
Ele fez em sua primeira aparição, um sucesso tão grande que poderia ser comparado ao sucesso gigantesco e inabalável do primeiro Ultraman, o que "acarretou" a geração e criação de várias e várias séries Kamen Rider, sucessivamente, provocando aquilo que podemos chamar de "Henshin Boom" (proliferação de séries de heróis que se transformam), o que pode ser considerado, uma das grandes realizações e feitos do mestre Shotaro, dentre tantas outras, é claro. Vale lembrar que obviamente a versão para TV foi extremamente “suavizada” em relação ao mangá, e após o grande sucesso da série televisiva, o mestre Shotaro relançou o mangá, mas dessa vez seguindo o estilo da série de tv (tanto os visuais dos personagens quanto as histórias). Este "mestre" foi também um dos grandes responsáveis pelo crescimento da poderosa Toei Company, inspirando algumas das maiores séries da empresa, e ajudando este "gigante das séries de super-heróis" à se tornar uma das maiores produtoras de séries japonesas do estilo, e claro, uma das maiores produtoras do mundo. O já citado "Henshin Boom" gerou um número bem maior de séries semelhantes entre si do que o próprio Ultraman conseguiu, como podemos citar num exemplo rápido, Kikaider, Inazuman, Shiro Jishi Kamen, Lion Man (da P Production, criadora do Spectreman), que literalmente invadiram os canais de televisão do Japão, tanto que até a Tsuburaya, berço do Ultraman, decidiu arriscar-se nesse gênero, lançando Astekaizer (criado por Go Nagai) e Koseidon. Este dito "grupo de heróis que se transformavam para enfrentar monstros e criminosos", acabaram por formar um novo gênero que ficou conhecido como "Henshin Hero" e que até os dias de hoje ainda tem integrantes acoplados à sua lista!! Uma parte interessante neste fato das criações de Ishinomori, é que o herói Kamen Rider, fez um sucesso tão grande, que mesmo sendo um "herói que se transforma", "pulou" digamos assim, da classe dos "Henshin Heroes" e acabou formando seu próprio "clã", dando origem à mais um gênero, que levou o nome do próprio herói e que vem sendo completado até os dias de hoje, como "Gênero Kamen Rider"!!

Sempre surpreendendo, no ano de 1975 uma nova série destacava-se das demais, também criado por Shotaro Ishinomori, é claro! Diferente das demais, esta série mostrava cinco heróis semelhantes entre si, com incríveis  armamentos e poderes inimagináveis, lutando em equipe contra uma organização criminosa conhecida como Exército da Cruz Negra. Com o nome de Himitsu Sentai Goranger ou Esquadrão Secreto GoRanger, este estilo inaugurou uma nova classe dentre o universo de Super Heróis e assim surgiu, o gênero "Sentai" (Esquadrão). Com a inclusão da figura de um robô gigante na série Battle Fever J, já no ano de 1979, este gênero de Tokusatsu passou a chamar-se "Super Sentai" ou Super Esquadrões, justamente por possuir entre suas capacidades, a condição de convocar um guerreiro robô gigante, que poderia derrotar ameaças gigantes contra a humanidade, fato este que se consolidou mais ainda com a e a entrada da Bandai (empresa de brinquedos) na criação visual dos personagens à partir de 1980, o que acabou por determinar de vez, que este estilo tão bem aceito pelos telespectadores, teria como já vinha sendo feito, uma nova série à cada ano, sempre produzidos pela Toei, é claro e que até hoje se mantém firmes e fortes! Também surgiram nessa época séries um pouco diferentes e que deram origem a outros gêneros menores, como o por exemplo, Onna Senshi (heroínas), representadas por Patrine e Rozetta entre outras, e as séries infantis, Robocon, Kabutack, todas obras do "mestre" Shotaro Ishinomori! 

A parte triste desta narrativa, que foi o dia em que nosso mestre e criador de vários dos heróis que tanto prezamos, deixou de habitar este mundo para fazer parte de nossos corações, tem como data o dia 26 de Janeiro de 1998, com exatos 60 anos de idade... Curiosidade que Shotaro Ishinomori tenha nascido no dia 25 Janeiro de 1938 e falecido no dia 26 de Janeiro de 1998... Sua "causa-mortis" foi atestada como ataque cardíaco... Shotaro Ishinomori, um dos mais respeitados artistas japoneses, foi responsável pela criação de tantas obras, que nos seria impossível citar todas sem o fatal esquecimento de alguma delas e felizmente, este empenho que o mestre Shotaro teve para com seu trabalho, não será esquecido tão facilmente, pois está eternizado pelo mundo inteiro com trabalhos que para sempre levarão seu estilo único!


* Algumas datas importantes na vida do Mestre:

- 1938 - Ele nasceu em Janeiro, a 25 em Miyagi, uma vila no Japão .
- 1950 - Quando Ishinomori-San estava a estudar no liceu em Miyagi, ele e os seus amigos publicaram "Uma gota de tinta" e começaram a submeter os seus trabalhos para a "BD Juventude", uma revista de BD..
- 1954 - Em Dezembro, o seu trabalho, "O Anjo de Segundo Grau", que foi publicado na "BD Juventude".
- 1956 - Depois de ter terminado o liceu, ele foi para Tokyo e começou as sua carreira.
- 1959 - Ele participou no planejamento do trabalho de Osamu Tezuka 's Work "Jornada ao Oeste".
- 1966 - Ele foi premiado com o 7º "Premio para BD infantil" pela Kodansha do Japão.
- 1968 - Ele foi premiado com o 13º "O Prêmio Shogakukan ".
- 1972 - A BD Kamen Rider foi publicada a 01 de junho.
- 1980 - A celebração do completar de mais de 70.000 esboços originais.
- 1988 - O seu trabalho " HOTEL" foi premiado como 33º colocado no "Prêmio Shogakukan " . Seu trabalho "Introduction of the Japanese Economies( Introdução à Economia Japonesa)" ganhou o 17º posicionamento no "Prêmio da Associação de Argumentista de Mangá".
- 1988 - O sua obra "Kamen Rider Black" foi pela primeira vez publicada em 15 Abril.


* Algumas das obras mais famosas do Mestre:
- 1964 – Cyborg 009 (mangá)
- 1970 – Skull Man (mangá)
- 1971 – Kamen Rider (mangá)
- 1972 - Jinzou Ningen Kikaider (mangá)
- 1973 – Robot Keiji (mangá)
- 1973 – Inazuman (mangá)
- 1974 – Ganbare Robocon (mangá)
- 1974 – Kamen Rider Amazon (mangá)
- 1975 – Himitsu Sentai Goranger (mangá)
- 1975 – Akumaizer 3 (mangá)
- 1978 – Uchuu Kara no Message (mangá)
- 1984 – Machineman (tokusatsu)
- 1985 – Bicrosser (tokusatsu)
- 1987 – Kamen Rider Black (mangá)
- 1990 – Poitrine (tokusatsu, conhecido no Brasil como Patrine)
- 1992 – Zelda no Densetsu (mangá, lançado pela revista Nintendo Power japonesa)

- Algumas imagens referentes à Shotaro Ishinomori:

1. Shotaro Ishinomori em seu escritório, nos anos 80.

2. Mestre Shotaro com uma de suas criações, Jinzou Ningen Kikaider, do ano de 1972.

3. Shotaro Ishinomori, acompanhado de um de seus grandes sucessos e um dos mais conhecidos, Kamen Rider Black, amplamente famoso e cultuado no Brasil.

4. Capa de Skullman, uma de suas obras mais famosas e cultuadas no Japão.

5. Visual verdadeiro de Inazuman, criação originalmente feita para manga nos anos 70. Esse personagem gerou dois famosos Tokusatsus, Inazuman e Inazuman F(Flash).

6. Ilustração do mestre Ishinomori, que mostra o herói Inazuman e seu alter-ego Watari Gorou.

7. Robocon, outra famosa criação de Shotaro Ishinomori.

8. Kamen Rider, uma de suas 2 obras mais ovacionadas (junto a Cyborg 009).

9. Shotaro Ishinomori em cena com Testsuo Kurata no movie "Hurry to Onigashima" logo após o término da série de Kamen Rider Black.

10. Ilustração feita por Shotaro Ishinomori, onde ele retrata em manga sua própria rotina de trabalho.

Felizes e orgulhosos pelo trabalho e pelas obras inesquecíveis que o mestre nos deixou, relembramos as vezes sem perceber, sagas brilhantes e inesquecíveis que nunca mais sairão de nossa cabeça e que, nos marcaram para o resto de nossas vidas! 

Este foi um esforço para relembrarmos alguns dos momentos mais marcantes de uma mente brilhante e incrivelmente para nós fãs de tokusatsu, a pesquisa foi intensa para trazer um material correto e completo e que se torna neste momento, uma pequena e singela homenagem do HibikiCast a mais uma das grandes mentes por detrás do estilo que tanto amamos...

4 comentários:

  1. Lanthys, o tokusatsu tem dois visuais que os distinguem dos demais gêneros dê entretenimento: um é o realista que são estampados nas propagandas de tv e brinquedo o outro é o retratado no estilo do mestre Ishinomori. Quando eu desenvolvi a série de fanfics de Super Sentai Powerman eu procurei o estilo q mais se encaixasse no visual q qria para a equipe e foi quase q imediata a escolha do traço do mestre. Não a toa ele é considerado o mangaka com mais páginas publicadas e adquirir todos os títulos por ele publicados é praticamente impossível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Felipe meu amigo, o cara é incrível... Eu tava vendo aqui, tem títulos a perder de vista de publicações e criações dele, coisa que não cabem em uma matéria, seria coisa pra livros inteiros, então, tentei buscar o mais básico apenas e que tivesse um pouco de proximidade com o Tokusatsu... Ishinomori encanta com seus trabalhos, surpreende com as temáticas e com a diversidade de temáticas que ele conseguia abordar, enfim, o cara é um mestre mesmo! Que bom que curti a mesma coisa cara, valeu o post MegaSilver!! 0/

      Excluir
  2. Sem palavras para esta matéria, fez um belo resumo sobre a vida e carreira deste gênio, que mesmo após a sua morte, nos deixou um legado muito importante....Sempre fui fãs dele, e o que fez ser fã de Tokusatsu, foram justamente as suas obras. Sempre me identifiquei com seus personagens, seus traços são incriveis e as suas histórias, tem doses de humor e drama na medida certa ... Sem dúvidas o que ele deixou será eterno! E parabéns pela matéria e homenagem ao grande mestre Shotaro Ishinomori! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Venancio, grato por seu retorno e pelas palavras incentivadoras! Falar do mestre Shotaro sem correr o risco de ficar muito aquém do que ele merece é bem complicado e praticamente impossível, então, fazer esta homenagem a ele foi algo praticamente desafiador. Sem dúvida um gênio a frente do seu tempo, com ideias e conceitos que muitos ainda não adquiriram e um gosto sem fim pelas aventuras heroicas, afinal, só de tokusatsu foram inúmeros e desde androides com consciência até homens-mutante indo ainda até as moças kawai que salvam a felicidade das crianças... Acredito que gênio ainda não satisfaz tudo que esse personagem foi e continua sendo... Muito obrigado pela participação e pelo apoio Venancio, continue acompanhando pois vem muita coisa legal pela frente ainda, grande abraço!

      Excluir