Infelizmente nem só de notícias boas vivemos, as notícias tristes nos acompanham como o sol e a lua que vem todos os dias e algumas nos abalam de formas diferentes... Hoje fui surpreendido com a notícia do falecimento de Wada Kouji e minha primeira pergunta foi "onde foi que já ouvi esse nome?" Então fui buscar informações e descobrir que ele era o cantor de um dos temas de animes mais lindos que já ouvi, Butterfly... A primeira reação foi de pesar normal, afinal, era mais um cantor que nos abandonava, mas depois comecei a ler sobre sua carreira e relembrar suas músicas e então a emoção tomou conta, pois, quando temos uma pessoa que vive uma vida triste ou perigosa, se tem já uma certa noção de que algo ruim pode ser o fim de seus dias pela vida que vive, mas quando se tem alguém alegre, disposto a espalhar alegria com suas letras e encantar um mundo todo com seu trabalho, lutando contra algo tão terrível quanto um câncer com toda a firmeza de seu ser, isso torna sua parte mais comovente e triste... Vamos relembrar um pouco da carreira deste incrível cantor:
Em 1999, Kōji foi escolhido pela Toei Animation para ser o cantor do tema de abertura do anime Digimon Adventure, que seria transmitido pela Fuji TV. Após seu lançamento, a série, rapidamente, tornou-se uma das maiores franquias de animação japonesa, sendo lançados diversos produtos, entre eles filmes e CDs. O sucesso de Digimon Adventure, porém, já era garantido, o planejamento de marketing, feito pela Bandai, aconteceu alguns anos antes da série ir ao ar e na época, a empresa lançou pela primeira vez no Japão os "bichinhos virtuais" ou "monstros digitais", seguidos diretamente pelo "tamagochi" (sucesso no Brasil) e, logo depois, foi lançado o anime, hoje conhecido como "Digimon", assim, de acordo com o compositor Chell Watanabe, a música tema "Butterfly" seria um sucesso já previsto. Kōji Wada, que era cantor de baladas românticas, mudou seu estilo musical para se adequar a canção, para uma versão mais "rock", dessa forma, surgiu o hit da série, o qual ficou por 5 semanas consecutivas no ranking do programa da TBS intitulado Count Down TV e, consequentemente, no prestigiado ranking da Oricon Chart.
O cantor se tornou bastante conhecido no Japão, recebendo diversos convites para shows, assim, acabou gravando a canção tema de Digimon Adventure 02, a sequência do anime que o levou ao estrelato. Intitulada "Target Akai Shōgeki", a música foi composta por Michihiko Ohta, que também produziu outras canções clássicas de Digimon, como "The Biggest Dreamer" e "FIRE!!". Neste mesmo período, foi convidado a cantar o tema de outra série animada, agora de robôs, intitulada Transformers Car Robots, do estúdio Gallop. A canção, "Honō no Overdrive", apesar de ser boa, foi trocada na versão americana por uma música instrumental, a pedido da Saban Entertainment (empresa que dominou o cenário dos desenhos animados na década de 1980 e 1990 na América).
Em 2001, começou a terceira temporada da franquia Digimon, intitulada Digimon Tamers, mais uma vez, Kōji Wada foi convidado a cantar o tema de abertura, o single "The Biggest Dreamer". A canção bateu novos recordes de vendas, que lhe renderam novos convites, entre eles, a gravação do encerramento do programa de variedades "Pinpapa", da Nihon Terebi canção essa que seria lançada como single do cantor. Em setembro de 2001, Kōji Wada escrevia letras de músicas, quando aconteceram os ataques terroristas ao World Trade Center, em Nova York, isso lhe fez pensar a respeito e passar esse sentimento para a música que escrevia. Na época, ele disse: "A letra contém uma mensagem franca e honesta de paz e esperança do nosso ponto de vista, e se uma ou mais pessoas extraírem alguma coisa dela, seria muito bom... esse é o tipo da canção." Então, o single chamado "Starting Over" foi lançado em novembro daquele mesmo ano, além disso, seu primeiro álbum solo, "All of My Mind", foi lançado em dezembro, com as faixas inéditas "Modern Love" e "Shounen no Mamade".
Em abril de 2002, iniciava-se Digimon Frontier. Novamente, Kōji Wada foi o nome principal da trilha sonora, com as canções "FIRE!!", "Innocent Mujaki na Mama de", "Endless tale" e "With the Will".
Pouco antes do fim da quarta temporada de Digimon, Kōji Wada cantou os temas musicais "Sanga Dai Suki" e "Kyouto Purple Sanga Chuukei", do time de futebol profissional da cidade Kyoto, Sanga F.C. Ambos os hits foram veiculados pela emissora Kyoto Broadcasting System (KBS).
Em 2003, gravou sua última música em Digimon, antes de dar uma pausa na sua carreira, devido a problemas pessoais, a canção, "Miracle Maker (Spirit of adventure)", foi feita para o jogo de videogame Digimon World 3. Depois de três anos em hiatos, Kouji Wada voltou à ativa, iniciando uma série de turnês com shows para promover seu novo hit, "Hirari", o tema da quinta temporada de Digimon, intitulada Digimon Savers. Em comemoração a essa volta de Kouji, foi lançada pela sua gravadora, Index Music, uma coletânea chamada "The Best Selection Welcome Back!". Ela incluía uma música inédita, "Pierce", tema de encerramento do programa semanal de lutas Kakutou-ou (Rei das Artes-Marciais), exibido pela emissora TBS e no primeiro concerto do ano, intitulado "Shibuya Tamashii Vol.116 Kouji Wada Special", ele cantou seus principais hits de Digimon. Em 2010, com o lançamento da sexta temporada de Digimon, chamada de Digimon Xros Wars, Kouji Wada volta com a música "We are Xros Heart!", tema da digievolução.
Porém no dia 4 de outubro de 2011, o cantor postou em seu blog que teria que dar uma pausa em sua carreira por um tempo indeterminado, devido a um câncer em sua faringe. Todos os shows do cantor foram cancelados até o fim desse ano e no mesmo dia de 2013, anunciou na mesma página o seu regresso, com um concerto agendado para Novembro do mesmo ano. Em 2003, Kouji Wada já tinha vencido a luta contra a doença, porém este mesmo câncer entrou em estado de metástase, isto é, uma nova lesão tumoral oriunda de uma anterior se espalhou para um local diferente do original e infelizmente, isso veio a trazer o aclamado e até, amado cantor a óbito no dia 3 de abril de 2016 devido a um câncer na parte superior da faringe, a nasofaringe. Seu último trabalho em vida foi em Digimon Adventure Tri, onde ele regravou a música-tema "ButterFly". O single "Seven tri ver." que também contou com a colaboração de Ai Maeda e Ayumi Miyazaki, foi o último single lançado em vida, apenas 5 dias antes de sua morte.
Sua discografia
2001: "All of My Mind"
2007: "The Best Selection~Welcome Back!"
2010: "Kazakami no Oka Kara"
Suas visitas ao Brasil
Kouji Wada se apresentou quatro vezes no Brasil. Na primeira vez, cantou no Super Friends Spirits, no evento Anime Friends, em São Paulo, em julho de 2007; no mesmo ano, retornou a mesma cidade no dia das crianças cantando, desta vez, em palcos gaúchos também. Em dezembro, foi escalado novamente para voltar ao Brasil, para apresentar-se no YES (Yamato Music Station), no evento Anime Family, no Rio de Janeiro. Em 13 julho de 2008, ele foi ao evento SANA (Super Amostra Nacional de Animes), em Fortaleza. Kouji também cantou em Belo Horizonte, no evento Anime Punch, em fevereiro de 2010. Foi anunciado no programa de televisão SANA, do canal cearense TV Diário, que ele iria se apresentar novamente no Ceará, no SANA 10. Também esteve no Recife, em 31 de julho de 2010 e 1 de agosto de 2010. No evento SuperHeroCon, cantou seus grandes sucessos em Digimon e enlouqueceu o público presente, que era estimado em milhares de pessoas.
Fonte: Wikipédia e diversas
Ricardo Cruz, grande figura brasileira entre os japoneses achou um jeito mais que especial de homenagear o cantor e é com essa homenagem incrível do grande Ricardo Cruz e a letra da música dele que mais curto que encerramos a nossa singela homenagem a mais uma grande luz japonesa em nosso mundo... Obrigado por ter encantando nossos dias com suas melodias incríveis e tenha certeza, sua voz e suas mensagens estão gravadas em nossos corações e almas...
Vou tornar-me uma borboleta feliz, montar no vento resplandecente, virei te ver em breve, É melhor esquecer as coisas desnecessárias, não há mais tempo para brincar. O que quer dizer? Eu me pergunto se nós vamos chegar ao céu, mas, eu nem sei quais são meus planos para amanhã... Depois
de um sonho interminável neste mundo de nada, parece que nossos sonhos amados vão se perder cobertos de imagens que tendem a desvanecer, mesmo com estas asas estranhas tenho certeza que podemos voar sobre o meu amor. Eu me tornarei uma borboleta alegre, e passearei no vento sério... E irei vê-lo onde quer que você esteja. Palavras ambíguas são incrivelmente comuns, vou grita-las enquanto escuto um hit de sucesso. O que quer dizer? Eu me pergunto se ele vai ecoar pela cidade, mas não vale a pena antecipar... Depois de um sonho interminável, neste mundo miserável, é isso mesmo. Talvez não usar o bom senso não seja tão mal assim, mesmo com estas asas estranhas, tingidas com imagens que parecem ficar cheias de certeza que podemos voar no meu amor... Depois de um sonho interminável neste mundo de nada, parece que vão se perder nossos sonhos amados. Mesmo com estas asas não confiáveis cobertas de imagens que tendem a desvanecer tenho certeza que podemos voar oh yeah! Depois de um sonho Interminável neste mundo miserável, é isso mesmo, talvez não usar o senso comum não seja tão mal assim. Mesmo com essas asas inábeis, tingidas com imagens que parecem ficar, estou certo de que pode voar no meu amor.
Por Lanthys LionHeart
0 comentários:
Postar um comentário